Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOS EUA

Representatividade entre mulheres cresce 22% entre os maiores filmes de 2021

Divulgação/Universal Pictures

Rachel Zegler em cena do remake de Amor, Sublime Amor

Rachel Zegler em cena do remake de Amor, Sublime Amor; filme tem elenco de atrizes latinas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 15/3/2022 - 20h07

Um estudo feito pela Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, apontou crescimento de 22% em representatividade entre mulheres nos maiores filmes de 2021 em comparação com o ano anterior. Cerca de 37% das atrizes nas produções de maior bilheteria no país eram negras, latinas e asiáticas, contra 29% registrados em 2020.

Liderado pela pesquisadora acadêmica Martha Lauzen, o estudo intitulado It's a Man's (Celluloid) World (O Mundo é dos Homens, em tradução livre) tem como objetivo analisar o espaço obtido por atrizes norte-americanas no cinema e na TV em comparação com os homens.

De acordo com o levantamento, a porcentagem de representatividade entre mulheres nos grandes filmes dos EUA em 2021 cresceu entre as principais etnias encontradas no país em comparação com o 2020. Veja abaixo:

  • Atrizes negras: de 17% para 19,3%;
  • Atrizes latinas: de 6% para 9,5%;
  • Atrizes asiáticas: de 6% para 8,4%.

Para melhor entendimento, o estudo analisa três tipos de categorias entre homens e mulheres: protagonistas, personagens importantes e personagens com diálogos. A primeira considera os personagens cujo história é centrada, enquanto a segunda engloba artistas que aparecem em mais de uma cena e são importantes para a narrativa. Já a terceira aponta todos os que são secundários.

O estudo mostra que o número total de mulheres protagonistas teve um pequeno aumento em comparação com 2020 --31% contra 29%. A mudança, segundo Martha Lauzen, é considerada estável e não apresenta uma grande evolução para a maior indústria cinematográfica do mundo.

Apesar das grandes interrupções no mercado de filmes nos últimos dois anos, as proporções de gênero na tela permaneceram relativamente estáveis. Em 2021, o público viu quase dois personagens masculinos para cada personagem feminina e, embora as protagonistas femininas tenham liderado alguns dos filmes de maior destaque, incluindo Spencer, Apresentando os Ricardos e Os Olhos de Tammy Faye, as mulheres compunham um pouco menos de um terço dos protagonistas solo no ano passado.

Se consideradas as mulheres não brancas em papéis de protagonistas, o levantamento apontou um crescimento considerável em comparação com o ano passado. No caso das latinas, os números dobraram:

  • Atrizes negras: de 13,2% para 16,4%;
  • Atrizes latinas: de 5,7% para 12,8%;
  • Atrizes asiáticas: de 5,7% para 10%.

A pesquisa ainda ponta que o aumento de mulheres latinas e asiáticas como protagonistas em Hollywood tem a ver com o lançamento de filmes cujos elencos eram predominantemente dessas etnias. As maiores bilheterias de 2021 incluem longas como Amor, Sublime Amor (2021), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), Em Um Bairro de Nova York e Minari: Em Busca da Felicidade (2020).

"Essas descobertas sugerem que o aumento de mulheres norte-americanas de origem latina e e asiática em papéis principais se deve em grande parte à sua presença em um alguns filmes, em vez de sua integração em uma ampla variedade de filmes", acrescentou a pesquisadora.

Para realizar a versão mais recente do estudo, Martha analisou cerca de 3.100 personagens dos cem filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2021. O levantamento é feito desde 2002 e já observou mais de 25 mil personagens entre 1.100 títulos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.