Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOS CINEMAS

Spencer: O que é real e o que é ficção no filme com Kristen Stewart?

Divulgação/Diamond Films

Kristen Stewart como a princesa Diana em Spencer no filme Spencer

Kristen Stewart como Diana em Spencer; longa de Pablo Larraín foi baseado em eventos reais

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 1/2/2022 - 6h25

Spencer (2021), filme estrelado por Kristen Stewart na pele da princesa Diana Frances Spencer (1961-1997), teve a sua trama baseada em eventos reais envolvendo a ex-mulher do príncipe Charles. Como em quase toda cinebiografia, o diretor Pablo Larraín abusou da liberdade criativa para acrescentar drama à narrativa. Mas, afinal, o que é real e o que é ficção na história do longa?

Logo no início do filme, uma mensagem de Larraín explica que se trata de uma "fábula de uma tragédia verdadeira". A tragédia, no caso, é a experiência de Diana enquanto parte da família real do Reino Unido e seu turbulento casamento com o príncipe de Gales.

A trama de Spencer apresenta Diana enquanto a princesa se dirige a Sandringham, palacete no qual a família real comemora o Natal, para os eventos programados para o período de festas. De acordo com informações divulgadas pela imprensa britânica, teria sido esta situação que culminou no histórico divórcio entre ela e Charles.

No filme, situado no início dos anos 1990, Kristen interpreta uma Diana já calejada de sua vida como parte da família real e explora sua exaustão da vida pública e dos escândalos que envolveram o seu casamento. Em várias sequência, a princesa demonstra estar em seu limite com as regras e obrigações impostas pelas tradições lideradas pela rainha Elizabeth 2ª.

Embora Spencer seja baseado em eventos reais, Larraín se aproveitou de licenças poéticas para explorar os dramas de Diana. Em algumas cenas, ela tem alucinações e visões com seu passado e funcionários da famílias real. Há ainda uma constante aparição de Ana Bolena (1501-1526), ex-rainha da Inglaterra com a qual a princesa se identificava.

Confira abaixo uma lista de o que é real na trama de Spencer:

DIVULGAÇÃO/DIAMOND FILMS

Sally Hawkins e Kristen Stewart em Spencer

Sally Hawkins e Kristen Stewart em Spencer

A separação de Diana e Charles

Não é necessário buscar livros de história para descobrir que, sim, o casamento de Diana e Charles teve um fim. O casal anunciou publicamente o divórcio em dezembro de 1992, um ano depois dos eventos mostrados em Spencer. Um dos motivos que levou ao término foi a relação extraconjugal de Charles com Camilla Parker Bowles, sua primeira namorada e grande amor. O affair foi retratado em Spencer através da cena na qual Diana percebe que o colar dado pelo marido como presente de Natal foi o mesmo entregue por ele à sua amante.

Segundo a revista Time, esta situação de fato ocorreu, mas não no Natal de 1991 e envolvia outra joia de Diana. Spencer ainda mostra um diálogo entre o casal entrando em acordo sobre como manter as aparências perante o público e a imprensa, o que comprova a relação fria e distante que eles mantinham.

Natal com pesagem

O filme mostra que, ao chegar em Sandringham, Diana precisa se pesar para medir quantos quilos ela iria ganhar após as comemorações do Natal. Este costume é uma tradição real da família britânica e seus convidados criada pelo rei Eduardo 7º (1841-1910) para assegurar que as pessoas se alimentaram devidamente durante o feriado.

O desconforto da princesa com os eventos do feriado também são inspirados na vida real. Em documentário produzido em 2020 sobre as comemorações da família de Elizabeth em Sandringham, o ex-mordomo de Diana, Paul Burrell, revelou que ela costumava dizer que estava "subindo pelas paredes" e que "não via a hora de escapar dali".

Infância em Sandringham

No filme, a estadia de Diana em Sandringham durante o Natal traz lembranças de sua infância e de seu pai, com a princesa visitando a mansão intitulada Park House, uma residência abandonada na propriedade que já pertenceu à sua família.

Na realidade, Diana tinha nascido e vivido em Park House até os 14 anos. Em 1983, a rainha ofereceu a casa à entidade filantrópica Leonard Cheshire Disability como um hotel para pessoas com deficiência.

Distúrbio alimentar de Diana

Além do casamento falido com Charles, uma das grandes batalhas da vida de Diana foi contra a bulimia. Vários documentários e biografias sobre a vida da princesa relataram o seu distúrbio alimentar que teve início após o noivado com o ex-marido.

De acordo com o historiador Andrew Morton, responsável pelo livro Diana: Her True Story (1992), a princesa revelou em longas conversas gravadas que um comentário de Charles sobre o seu peso criou o gatilho para o seu distúrbio.

"Meu marido colocou a mão na minha cintura e disse: 'Um pouco rechonchuda aqui, não estamos?'. Isso criou algum gatilho em mim, além da situação com Camila [Parker Bowles]", disse Diana.

A relação com funcionários

Em Spencer, apesar de toda a formalidade que compõe a relação da família real com seus funcionários, Diana consegue se abrir sobre seus sentimentos com duas pessoas: o chef de cozinha Darren McGrady (Sean Harris) e sua camareira, Maggie (Sally Hawkins).

Em entrevista à revista Newsweek, McGrady confessou que, durante a sua estadia para os feriados, Diana costumava escapar de seus afazeres para conversar brevemente com os funcionários da cozinha.

No caso de Maggie, cuja identidade não se sabe se foi inspirada em uma pessoa real, não há indícios de que houve de fato uma camareira de Diana que confessou estar apaixonada pela princesa.

Assista ao trailer de Spencer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.