Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VINGADORES

Marvel leva personagem da TV ao cinema pela primeira vez em Ultimato

Divulgação/Walt Disney

Robert Downey Jr. e Chris Evans lideram o elenco de Vingadores: Ultimato, em cartaz nos cinemas - Divulgação/Walt Disney

Robert Downey Jr. e Chris Evans lideram o elenco de Vingadores: Ultimato, em cartaz nos cinemas

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 2/5/2019 - 5h11

[Atenção: este texto contém spoilers]

Desde que lançou o chamado MCU (Universo Cinematográfico Marvel), a editora de quadrinhos prega que suas histórias estão todas entrelaçadas, desde os grandes filmes até séries como Jessica Jones e Runaways. Mas só agora, com Vingadores: Ultimato, um herói da TV faz a transição para o cinema.

O escolhido para quebrar essa barreira foi Edwin Jarvis, vivido por James D'Arcy nas duas temporadas da série Agent Carter (2015-2016). Ele era o mordomo e um dos aliados de Howard Stark, pai de Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro. Em homenagem ao funcionário, Tony deu o nome de J.A.R.V.I.S. para uma inteligência artificial que o ajudava em suas missões.

A aparição de Jarvis acontece durante uma sequência que se passa em 1970. Howard Stark (John Slattery) encontra um dos Vingadores e, depois de uma conversa inusitada com ele, se vira para o mordomo e questiona se os dois já haviam se encontrado antes, pois achou que era um rosto familiar.

Até então, a Marvel apostava no trajeto contrário: apenas personagens que deram as caras no cinema migravam para a TV. Foi assim com o agente Coulson (Clark Gregg), que brilhou nas telonas antes de protagonizar a série Agents of Shield. A própria Agent Carter era estrelada por Hayley Atwell, que apareceu como Peggy Carter em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) antes de ganhar uma atração própria.

Atores como Samuel L. Jackson (Nick Fury), Cobie Smulders (Maria Hill) e Jaimie Alexander (Sif) também construíram seus personagens nos filmes da Marvel e só depois foram chamados para participações especiais em Agents of Shield.

divulgação/abc

Hayley Atwell e James D'Arcy em Agent Carter: ela foi do cinema para a TV; ele fez o oposto

Uma das grandes reclamações do público ao longo dos dez anos de Universo Cinematográfico era justamente essa predileção da Marvel por seus filmes em detrimento do planejamento das séries.

Reviravoltas dos filmes têm influências diretas nas histórias da TV --especialmente no caso de Agents of Shield, que precisou virar sua primeira temporada do avesso quando Capitão América: O Soldado Invernal (2014) revelou que a Shield estava repleta de agentes infiltrados da vilanesca Hydra.

O contrário, porém, nunca ocorreu: eventos de séries como Luke Cage (2016-2018) ou Cloak & Dagger ou da minissérie Os Defensores não têm nenhuma repercussão no que ocorre nos longas. Quem esperava ver o Demolidor (Charlie Cox) na grande batalha contra Thanos (Josh Brolin), por exemplo, caiu do cavalo.

Com o surgimento de Jarvis na telona, é aberta uma porta para que outros personagens da TV façam essa migração. A equipe que Coulson montou em Agents of Shield seria um bom reforço para as próximas aventuras cinematográficas... Sejam elas qual forem!

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.