Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANIMAÇÃO DE 2002

Atentado do 11 de Setembro fez Disney alterar cena de Lilo & Stitch; entenda

Divulgação/Disney

Cena da animação Lilo & Stitch

Cena da animação Lilo & Stitch; Disney mudou cena do filme por conta dos atentados do 11 de setembro

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/9/2021 - 13h09

Os atentados do 11 de setembro, que marcaram a queda das Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York em 2001, influenciou na produção de filmes e documentários sobre um dos maiores ataques terroristas da história. O que muitos fãs não sabem é que a tragédia obrigou a Disney a fazer alterações em uma das sequências finais da animação Lilo & Stitch (2002).

A cena em questão mostrava os personagens Stitch, Zumba, Nani e Pleakley fugindo em uma nave especial de um ataque do vilão Cobra Bubbles. Com o transporte danificado, eles são obrigados a fazer manobras entre as montanhas do Havaí para evitar uma colisão.

Na sequência original, Zumba controlava um avião, não uma nave, e Pleakley aparecia em um dos assentos falando ao telefone. Ao sofrer o ataque do vilão, eles começam a sobrevoar uma cidade e desviam de vários prédios ao invés de montanhas.

Em setembro de 2001, a animação estava praticamente finalizada, faltando pouquíssimos detalhes para o seu lançamento no ano seguinte. Com os atentados, o estúdio do Mickey viu a necessidade de fazer as alterações para não ter qualquer comparação com a tragédia ocorrida nos Estados Unidos.

Ao comparar as duas sequências, fica claro que a história não sofreu alteração. O ambiente em que estavam os personagens foi completamente modificado e algumas cenas foram cortadas da versão final do longa.

Lilo & Stitch estreou nos cinemas em junho de 2002 e foi indicado ao Oscar de melhor animação no ano seguinte. Uma versão live-action do filme está atualmente em produção pela Disney, mas ainda não tem previsão para chegar aos cinemas.

A trama do filme, situada no Havaí, conta a história de Lilo, uma garotinha criada pela irmã mais velha e com poucos amigos. Para suprir sua solidão, ela resolve adotar um animalzinho de estimação e acaba conhecendo o estranho Stitch. Ela não sabe que se trata de uma criatura diabólica vinda do espaço.

Assista abaixo a uma comparação entre a cena original e a modificada:

TUDO SOBRE

Disney


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.