20 ANOS DO ATENTADO
REPRODUÇÃO/NETFLIX e BBC
Michael Keaton em Quanto Vale?, da Netflix (à esq.), e trecho do doc 11/09 - A Vida Sob Ataque
Em 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por terroristas islâmicos nos Estados Unidos e duas dessas aeronaves atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. Filmes e documentários disponíveis nos streamings Netflix, YouTube, Globoplay, HBO Go e Telecine ajudam a contar a história sobre o atentado que completa 20 anos neste sábado (11).
O Notícias da TV separou uma lista com sete das várias produções que relembram os eventos deflagrados há duas décadas, quando 19 integrantes da organização fundamentalista islâmica al-Qaeda executaram um plano suicida e mataram mais de três mil pessoas no atentado que ficou conhecido como 11 de Setembro ou 9/11 --nine-eleven (mês nove e dia 11 em inglês).
Um dos destaques é Quando Vale? (2021), filme produzido pela Netflix lançado recentemente, em 3 de agosto, e que conta de forma dramática a jornada de um advogado encarregado de determinar o valor de indenização que famílias das vítimas do ataque terrorista deveriam receber.
Há também o documentário 11/09 - A Vida Sob Ataque, da rede britânica BBC e disponível no Globoplay, que compila vários vídeos gravados por pessoas presentes em Nova York nos dias fatídicos.
Confira a lista:
Dos mesmos produtores de Spotlight (2015) --vencedor do Oscar de melhor filme em 2016, Quanto Vale? segue Ken Feinberg (Michael Keaton), um advogado que descobre o significado de empatia para conseguir determinar o valor de indenização para as famílias dos mortos nas torres do WTC. O filme é baseado em uma história real e tem no elenco Stanley Tucci e Amy Ryan.
Dirigido por Kathryn Bigelow --que ganhou um Oscar de melhor direção pelo filme Guerra ao Terror (2010), A Hora Mais Escura (2012) dramatiza a caçada a Osama Bin Laden (1957-2011), líder e fundador da al-Qaeda. Como o terrorista foi morto durante as filmagens, a produção teve que adaptar o roteiro. Protagonizado por Jessica Chastain, Jason Clarke e Joel Edgerton.
Pelo ponto de vista dos policiais John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Peña), As Torres Gêmeas (2006) conta a jornada heroica de agentes que entraram na segunda torre do WTC para ajudar a evacuar o prédio pouco antes deste ser atingido. Os oficiais ficam presos nos escombros e lutam para sobreviver, enquanto refletem sobre suas vidas.
Produzido pelo canal britânico BBB, o filme documentário 11/09 - A Vida Sob Ataque (2020) reúne em 90 minutos vários vídeos e fotos de testemunhas do ataque terrorista, além de contar com depoimentos dessas pessoas e uma atualização sobre a vida delas quase 20 anos após o atentado. No último domingo (5), o Fantástico exibiu trechos da produção.
O filme Voo United 93, lançado em 2006, conta a história de uma das aeronaves sequestradas por integrantes da al-Qaeda. Protagonizado por Christian Clemenson, Cheyenne Jackson e David Alan Basche, o longa mostra como os próprios passageiros se sacrificaram para intervir nos planos dos terroristas e derrubar o avião longe da população norte-americana.
O documentário original da HBO À Sombra das Torres: O 11 de Setembro em Stuyvesant exibe relatos de ex-alunos da escola pública renomada Stuyvesant, localizada a poucas quadras das Torres Gêmeas do WTC. Os antigos estudantes relembram o que viram e viveram na manhã de um dia de aula que deveria ser normal.
Considerado um dos documentários mais famosos sobre o assunto, Fahrenheit 09/11 (2004) retrata os acontecimentos focando em traçar uma ligação entre George W. Bush (o então presidente dos Estados Unidos durante o atentado) e a família de Bin Laden. Michael Moore assina o roteiro e a direção, além de também estrelar o filme.
A série documental Ponto de Virada - O 11/09 e a Guerra Contra o Terror (2021), lançada na Netflix em 1° de setembro, mostra ao longo de cinco episódios desta primeira temporada como a al-Qaeda começou nos anos 1980, o 11 de Setembro em si, além da resposta dos Estados Unidos ao ataque dentro e fora do país.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.