Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIANA SPENCER

25 anos sem Lady Di: Os melhores filmes e séries inspirados na história de Diana

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY E DIVULGAÇÃO/AMAZON PRIME VIDEO

Diana em documentário do catálogo do Globoplay

Diana e Kristen Stewart, que a interpretou em Spencer (2021); morte da princesa completa 25 anos

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 31/8/2022 - 6h15

A princesa Diana morreu há exatos 25 anos vítima de um acidente de carro. Na época, a ex-mulher do príncipe Charles já tinha deixado a família real britânica e namorava o empresário egípcio Dodi al Fayed. Veja agora documentários, séries e filmes que resgatam a história de Lady Di, que também ficou mundialmente conhecida por seu trabalho de solidariedade.

Lady Di: Suas Últimas Palavras (2017) 

Lançado originalmente pelo National Geographic e agora disponível no Disney+, o documentário de uma hora e 53 minutos resgata a vida de Diana em uma espécie de biografia. O longa passa pela infância da Princesa de Gales, atravessa a adolescência, chega ao casamento com Charles, ao nascimento dos filhos e, enfim, à invasão da imprensa em sua vida pessoal. 

The Crown

A série da Netflix é um dos trabalhos audiovisuais mais famosos a respeito da família real britânica. A história começa com Elizabeth 2ª assumindo o poder e só alcança Diana na temporada quatro. Uma nova leva de episódios está prevista para novembro deste ano. O papel da mãe de William e Harry foi interpretado por mais de uma atriz até o momento, justamente para acompanhar a passagem de tempo.

Spencer (2021)

O longa estrelado por Kristen Stewart, disponível no Prime Video, é um dos únicos da lista que não se prende aos fatos, sendo guiado pelo sentimentalismo do público. A atriz foi aclamada no papel de Lady Di e teve o trabalho elogiado após a estreia. O longa dá vazão à história da princesa durante sua crise pessoal e matrimonial no Natal de 1991. 

Diana, Nossa Mãe: Sua Vida e Legado (2017)

O filme documentário tem uma abordagem diferente da convencional. A ideia do projeto foi mostrar a vida de Diana a partir da ótica dos filhos, os príncipes William e Harry. Eles deram depoimento para o projeto e recordaram a convivência com a mãe, que morreu quando tinham 15 e 12 anos, respectivamente. Em dado momento, ambos também destacam o modo como seguem se inspirando nela ao se dedicarem a são causas humanitárias. Está disponível na HBO Max.

Diana, O Musical (2021)

Em uma espécie de teatro no streaming, o filme da Netflix reconta, em uma produção, a vida da Princesa Diana. O projeto foi inteiramente filmado antes da estreia oficial do musical na Broadway e dá foco à pressão que Lady Di sofreu da mídia. Diana teria morrido enquanto era perseguida por paparazzi. 

A História de Diana (2017)

A série documental sobre a vida de Diana tem apenas dois episódios, está disponível na Netflix e lança luz sobre a solidão da princesa em meio ao palácio. O projeto conta com depoimentos de pessoas que eram próximas de Lady Di, como seu irmão e amigos. A mãe de William aparece como uma pessoa introspectiva e retraída, embora fosse amada pelo povo. 

Diana, 7 dias (2017)

Disponível no Globoplay, o filme documental tem o objetivo de focar nos sete dias anteriores à morte de Lady Di. O longa aborda principalmente o modo como, àquela altura, o mundo enxergava Diana, mesmo que já estivesse separada de Charles. A princesa era uma referência de solidariedade e era aclamada por conta de seus trabalhos filantrópicos, a despeito da saída da família real britânica. 

Bônus: Diana (2013)

Outro filme que busca recontar a história de Lady Di é o longa Diana (2013), que na época foi estrelado por Naomi Watts e abordou principalmente os últimos dois anos da vida da princesa. A série The Royal House of Windsor (2017) também envolve Diana, mas não fala somente da mãe de William. O quinto episódio do projeto, no entanto, se dedicou exclusivamente à história da princesa do povo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.