Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOM DIA SP

Sem repórter grávida, Globo testa apresentadoras para vaga de Vanique

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM E TV GLOBO

Montagem de fotos com Luiza Vaz (à esq.), Marcelo Poli e Cinthia Toledo em telejornais da Globo

Os repórteres Luiza Vaz (à esq.) e Cinthia Toledo vão se revezar no Bom Dia São Paulo

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 20/11/2020 - 7h20
Atualizado em 20/11/2020 - 8h41

A Globo vai testar duas novas apresentadoras para a vaga de Gloria Vanique no Bom Dia São Paulo: as repórteres Cinthia Toledo e Luiza Vaz. Elas aparecerão nas próximas semanas dividindo o comando do telejornal com Rodrigo Bocardi. A emissora não deve escolher nenhum substituto, mas sim vários, mantendo um rodízio de repórteres no ar.

Reserva imediata de Gloria Vanique, a jornalista Sabina Simonato assumiu a vaga em 22 de outubro, assim que a titular se demitiu para trabalhar na CNN Brasil. A princípio, o plano da direção de Jornalismo da Globo em São Paulo era realizar um revezamento entre Sabina e Marcelo Poli, que está sendo treinado para ser apresentador da previsão de tempo há dois anos.

A gravidez de Sabina Simonato, anunciada publicamente por ela na quinta-feira (19), mudou os planos da Globo. Grupo de risco para Covid-19, Sabina foi afastada do trabalho presencial, e Marcelo Poli tem sido mantido à frente do quadro Radar SP desde 2 de novembro, apesar de não ser uma unanimidade interna.

Nas últimas semanas, a Globo realizou pilotos com Bocardi e Luiza Vaz e Cinthia Toledo. Elas foram aprovadas e serão testadas no ar até o final de dezembro.

Com um rodízio de repórteres, a Globo evita a figura do coapresentador do Bom Dia São Paulo, cujo titular sempre (desde 2013) foi Bocardi. Gloria Vanique só ganhou espaço no telejornal por causa de sua boa química com Bocardi. Ela ia além da apresentação de informações de trânsito e tempo. Em setembro último, no entanto, a Globo deu basta nas brincadeiras da dupla, que fechou a cara.

O rodízio de repórteres tem ainda duas outras vantagens: sai mais barato, porque ninguém é promovido a apresentador; e testa novos talentos para ancorar telejornais.

Luiza Vaz está na Globo de São Paulo desde novembro de 2018. Foi contratada uma semana após a emissora negar vaga a Izabella Camargo, dispensada depois de uma longa licença médica por síndrome de burnout. Ela se destacou na RPC, afiliada da Globo no Paraná, cobrindo a Operação Lava-Jato.

Especializada em Economia, Cinthia Toledo está na Globo há mais de 12 anos, desde janeiro de 2008. Ela foi estagiária, produtora e finalmente repórter.

Em nota, a Globo diz que Sabina permanecerá trabalhando em casa durante o período de gestação e afirma que Marcelo Poli está na condição de interino na vaga. 

"Como está grávida, Sabina Simonato passou a trabalhar em home office, seguindo as normas de segurança adotadas pela Globo durante a pandemia. Marcelo Poli assumiu interinamente a apresentação do Bom Dia São Paulo ao lado de Rodrigo Bocardi", informou a emissora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.