TECNOLOGIA
Divulgação/SET Expo
Roberto Franco durante apresentação na SET Expo de 2023, evento de tecnologia de televisão
O engenheiro Roberto Franco, um dos homens que mais entendem de tecnologia de televisão no Brasil, está deixando o SBT. Franco foi o principal executivo da Record no começo dos anos 2000 e, desde 2002, trabalhava no SBT, onde foi um dos líderes do processo de implantação da TV digital no Brasil. Não estava feliz com o que vinha fazendo e aproveitou o momento de mudanças na rede de Silvio Santos para negociar sua saída, em comum acordo.
O SBT confirmou a saída do executivo, que desde novembro do ano passado exercia o cargo de diretor de operações e tecnologia. Franco nega rumores do mercado de que teria entrado em atrito com Fernando Justus Fischer, diretor-executivo de operações, seu chefe e homem de confiança de Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, vice-presidente desde 2023.
"Meu relacionamento com o SBT é excelente. Continuo SBTista. Estou saindo por questões de planos pessoais. Gosto de planejar, inovar, de estratégia. E a área que dirijo hoje é muito operacional, já passei por isso, não é o meu sonho, e o SBT precisa de gente nova", disse Roberto Franco ao Notícias da TV.
No SBT, Franco começou liderando a área de tecnologia, passou pela gestão da redes de afiliados e foi, até novembro do ano passado, diretor institucional, responsável pela área regulatória e com o relacionamento com governos.
O executivo de 62 anos de idade e 42 de carreira diz que há muito tempo planejava uma parada para estudar no exterior. Depois de adiar por mais de uma década, concluiu que este era o melhor momento para deixar o SBT. "Chegando gente nova, mudanças", afirmou.
Nas últimas duas décadas e meia, Franco foi um dos mais influentes e respeitados executivos da televisão brasileira. Implantou diversas emissoras e presidiu a SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Fez parte do Conselho Consultivo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.
O executivo deve continuar como conselheiro da SET e do SBTVD, mas deve deixar a Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), pois o cargo que ocupa pertence ao SBT.
"Devo continuar ligado ao setor [de radiodifusão], tem gente me ligando, mas não sei ainda. Se aparecer um desafio intrigante, pode ser que eu vá para uma empresa, mas se eu não for vou atuar com consultoria e como conselheiro de empresas", finalizou Franco, que também investidor em startups.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.