Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RENOVAÇÃO

Muito mais que Saia Justa! Globo quer Eliana para o lugar de Ana Maria Braga

Reprodução/SBT

Eliana Michaelichen em seu programa no SBT no último domingo; ela está no estúdio, segurando microfone e ficha

Eliana Michaelichen em seu programa no SBT; apresentadora negocia com a Globo desde 2023

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 8/4/2024 - 6h10

A Globo tem pressa em contratar Eliana Michaelichen, que na última segunda-feira (1º) anunciou que só fica no SBT até junho, encerrando uma parceria de 15 anos. A emissora a quer o quanto antes na vaga deixada por Astrid Fontenelle no Saia Justa, do canal GNT. A longo prazo, o projeto da Globo para Eliana é bem mais ambicioso: substituir Ana Maria Braga.

Embora a Globo siga um discurso de que não assedia artistas da concorrência, as conversas entre executivos da emissora e a apresentadora vêm desde o ano passado, quando Astrid anunciou que deixaria o Saia Justa. O interesse da Globo por Eliana aumentou exponencialmente após ela ter participado do Criança Esperança e de uma série de entrevistas comandada por Angélica e exibida pelo Fantástico.

A Globo quer tanto Eliana que a temporada de 2024 do Saia Justa está atrasada, à espera da apresentadora. Sua estreia não foi anunciada para este mês, juntamente com o Papo de Segunda, como ocorreu nos últimos anos. O contrato com o SBT não impede que Eliana passe a sentar no sofá do GNT enquanto apresenta seu dominical, ou seja, antes de junho.

A Globo enxerga Eliana como o "maior ativo do SBT", uma apresentadora jovem, madura, carismática e com muito potencial comercial, de acordo com fontes próximas das negociações. Ela seria "candidata natural" a substituir Ana Maria Braga em caso de aposentadoria.

Não que a Globo esteja planejando se livrar da titular do Mais Você. Se depender da emissora, ela continua no ar enquanto quiser e tiver saúde. Mas é preciso sempre ter um plano B. O roteiro de Eliana na Globo começaria com o Saia Justa, numa espécie de transição, e depois incluiria outros projetos, até eventualmente substituir Ana Maria Braga.

Rivalidade e desgaste no SBT

Eliana vem se preparando para migrar para a Globo há alguns anos. No SBT, há quem pontue que isso começou em 2017, quando ela ficou grávida e foi substituída por Patricia Abravanel no comando de seu programa dominical.  Eliana quase perdeu o domingo. Só não migrou para outro dia da semana (Silvio Santos chegou a falar em terça-feira) porque a filha do patrão também ficou grávida.

Além da "competição" involuntária com Patricia pelo posto de "maior estrela do SBT", Eliana percebeu nos últimos anos uma perda de prestígio dentro do SBT, agravada pela pandemia e pelo afastamento de Silvio Santos, seu "padrinho".

Seu programa é vice-líder no Ibope e um dos mais rentáveis, mas não recebeu maiores investimentos nos últimos anos. Eliana queria mais verbas para viagens, aquisição de quadros e equipe, mas os executivos diziam que não tinham dinheiro. Os recentes investimentos em novos programas, contudo, mostraram para ela que não era bem essa a questão.

Sem grandes recursos e com portas abertas na Globo, Eliana decretou que agora era a hora de mudar e não renovou seu contrato com o SBT, de acordo com observadores atentos do dia a dia da emissora.

O Notícias da TV tentou nos últimos dias falar com Eliana, mas não teve sucesso. Sua assessoria disse que ela não dará entrevistas no momento. A apresentadora ignorou uma pergunta, enviada por WhatsApp, sobre sua eventual estreia no Saia Justa ainda neste semestre.

O canal GNT informou apenas que "a nova temporada do programa está prevista na programação e em breve vamos divulgar mais detalhes".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.