Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO!

Fim de uma era: Fátima Bernardes deixa de ser funcionária da Globo após 37 anos

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Fátima Bernardes em foto de divulgação do The Voice Brasil

Fátima Bernardes em foto de divulgação do The Voice Brasil; apresentadora deixa a Globo

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2024 - 14h35
Atualizado em 26/2/2024 - 17h12

Jornalista e apresentadora que foi a cara da Globo durante quase quatro décadas, Fátima Bernardes não é mais funcionária da emissora. Seu contrato venceu no fim do ano passado e não foi renovado. Fátima, de 61 anos, irá trabalhar por obra certa, ou seja, só terá contrato com a Globo enquanto durar determinado programa. E não há nenhum projeto previsto para ela nos próximos meses.

Pela primeira vez em 37 anos, a ex-apresentadora do Jornal Nacional e do Encontro deverá ficar um ano inteiro sem vínculo com a Globo. Seu último projeto, The Voice Brasil, foi cancelado no ano passado após 12 edições. Assim como a Gente, programa que ela estreou em outubro no canal pago GNT, não emplacou e não terá nova temporada.

A Globo, por meio de sua área de Comunicação, confirmou em primeira mão ao Notícias da TV que o contrato de Fátima venceu e não foi renovado. A emissora segue desde a virada da década uma política de corte de gastos, o que inclui não manter contratados aqueles que não estão trabalhando.

Ao deixar o Encontro com Fátima Bernardes, em dezembro de 2022, a apresentadora renovou por apenas mais um ano, para The Voice Brasil e The Voice Kids. O vínculo venceu em 31 de dezembro. Em novembro, ela apresentou três projetos para a emissora. Um deles está em desenvolvimento, mas sem previsão de produção. Até lá, Fátima ficará sem contrato.

Livre da Globo (e pela primeira vez sem emprego desde que se formou em Jornalismo, em 1983), Fátima vai trabalhar para a "nova" concorrência da emissora. Na última sexta (23), ela foi anunciada como reforço da agência Play 9 na "cobertura" dos Jogos Olímpicos de Paris. Fará parte do projeto Paris É Brasa, em que jornalistas e influenciadores produzirão conteúdo patrocinado por marcas para veiculação no YouTube e outras redes sociais.

Fátima Bernardes no Play9

Anúncio de Fátima Bernardes na agência Play9

Não será exatamente um retorno da "musa" da Copa do Mundo de 2002 à cobertura de Olimpíadas, coisa que ela fez em 1992 (Barcelona) e em 1996 (Atlanta). Fátima irá a Paris, mas a Play9 não tem os direitos de transmissão das competições, das disputas entre atletas. O que ela fará serão vídeos sobre os bastidores e curiosidades, em parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil) e com o YouTube, sempre envolvendo patrocinadores.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Fátima disse que ficou "entusiasmada" com o Paris É Brasa porque será seu primeiro projeto 100% digital, totalmente feito para a internet. "Vou estar novamente em uma cidade olímpica, ouvindo aquelas histórias incríveis, de conquistas, de vitória, de superação, de persistência, e isso me anima muito", falou a nova youtuber (veja o vídeo no Instagram clicando aqui).

A Play9 é uma empresa de comunicação que se define como "mediatech 100% brasileira". Agencia cerca de 80 influenciadores e jornalistas, produz conteúdo audiovisual, cria e gerencia canais de pessoas e empresas no YouTube. Seus sócios são o youtuber Felipe Neto, o jornalista João Pedro Paes Leme (ex-Globo) e o ex-jogador de vôlei e ex-COB Marcus Vinicius Freire.

Renato rocha miranda

William Bonner, Fátima Bernardes e Dilma Rousseff

William Bonner e Fátima Bernardes entrevistam Dilma Roussef em 2010

Fátima Bernardes se pronuncia

Fátima se manifestou sobre o fim do contrato fixo com a Globo na tarde desta segunda (26), após a publicação deste texto. "Hoje foi divulgado que meu último contrato com a Globo terminou em 31 de dezembro de 2023. Ao sair do Encontro, já renovei por obra certa, o novo formato da empresa", iniciou.

"Naquele momento, renovamos para apresentar os realities The Voice Brasil e Kids. Com o término, entreguei em novembro três propostas de programa. E fico feliz em dividir com vocês que já estamos desenvolvendo um deles. Para quando? Ainda não sabemos", acrescentou.

O importante é que seja de qualidade como o público merece e a Globo sabe fazer, interessante e com meu perfil. Um processo de trabalho muito parecido com o que aconteceu com o Encontro.

"Até ele ficar pronto, vou tocando outros projetos paralelamente porque é o que amo fazer. Nesses 37 anos na TV, tive todas as possibilidades de evoluir profissionalmente e continuo acreditando que algo muito bom para mim e para o público virá pela frente", finalizou.

De estagiária a estrela da Globo

Fátima Gomes Bernardes queria ser bailarina e chegou a fazer parte do corpo de baile da Globo, participando de videoclipes produzidos para o Fantástico. Mas o temor de não ser bem-sucedida a levou a desistir da carreira e investir no Jornalismo. Em 1983, no último ano da faculdade, começou a colaborar com o jornal O Globo. Três anos depois, foi selecionada para um curso de telejornalismo da Globo e virou estagiária do Fantástico.

Começava uma das mais belas trajetórias do telejornalismo brasileiro. Fátima foi repórter e, a partir de 1989, apresentou quase todos os telejornais da casa. Começou no Jornal da Globo, dividindo bancada com Eliakim Araújo e depois com William Bonner, com quem foi casada durante 26 anos.

Então única apresentadora com os cabelos curtos, Fátima se tornou uma celebridade do Jornalismo e foi promovida ao Fantástico. Ficou no dominical de 1992 a 1996, até assumir o Jornal Hoje. Dois anos depois, em março de 1998, logo após dar à luz trigêmeos, substituiu Lillian Witte Fibe no Jornal Nacional.

Durante quase 14 anos, até dezembro de 2011, Fátima dividiu com o então marido a bancada do principal telejornal brasileiro. Numa guinada de carreira, trocou em 2012 o Jornalismo pelo Entretenimento. Foi durante dez anos apresentadora do Encontro com Fátima Bernardes. Em 2022 e 2023, apresentou o The Voice Brasil --já sem o brilho de antes.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.