Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISMO

Ex-CNN fecha acordo com maior rede dos EUA para lançar canal CNBC no Brasil

Divulgação

Douglas Tavolaro em festa em que comemorou 46 anos, em dezembro; ele veste camiseta, blaser e boné pretos

Douglas Tavolaro na festa em que comemorou 46 anos, em dezembro; ele lançará a CNBC no Brasil

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 5/3/2024 - 10h44
Atualizado em 5/3/2024 - 13h27

Quatro anos após ter colocado no ar a CNN Brasil, o jornalista Douglas Tavolaro está de volta com uma nova empreitada televisiva. Ele lançará no segundo semestre, possivelmente às vésperas das eleições de outubro, a versão brasileira da CNBC, canal de economia e negócios pertencente à NBC, maior rede de TV aberta dos Estados Unidos, ao lado da CBS, com 4,5 milhões de telespectadores por minuto em 2023.

O acordo entre Tavolaro e a NBC foi anunciado na tarde desta terça-feira (5), mas o Notícias da TV teve acesso às informações em primeira mão.

A operação brasileira brasileira promete trazer um formato inédito de canal de jornalismo no país. Não será como a original norte-americana, no ar desde 1989 e com programação exclusivamente de economia e negócios. Terá foco nesse segmento, mas também investirá em notícias de política, esportes e entretenimento. Deverá ter até reality shows, em formatos na linha de Shark Tank e O Aprendiz (que, aliás, é da NBC).

A nova empresa será multiplataforma, ou seja, estará presente na TV paga, no streaming, na web, nas redes sociais e no que mais for possível. A sede será em São Paulo, com correspondentes nas principais capitais. Boa parte da programação será ao vivo e ainda contará com conteúdo produzido pela CNBC nos Estados Unidos.

O canal deverá se chamar CNBC Times Brasil, com destaque para a marca CNBC, mas isso ainda pode mudar. Times Brasil é o nome da empresa de Tavolaro. Ele terá 85% do negócio; os 15% restantes serão do fundo de investimentos inglês Attention Economics, com sede em Londres.

De repórter a dono de emissora

Com 46 anos de idade e 25 de carreira, Douglas Tavolaro é um self-made man. De uma família de classe média paulistana, começou como produtor de reportagens investigativas na Record em 2004 e se tornou diretor de Jornalismo da emissora com menos de 30 anos.

Biógrafo do bispo Edir Macedo, foi vice-presidente de Jornalismo da Record de 2009 a 2019, quando surpreendeu o mercado ao anunciar que estava se associando ao empresário Rubens Menin para lançar a CNN no Brasil. Agitou os bastidores do telejornalismo, com contratações de profissionais da Globo e da Record, e inaugurou a CNN em plena pandemia, em março de 2020.

Um ano depois, deixou a CNN, da qual possuía 35% das cotas, após se desentender com Menin. Cumpriu uma cláusula de não-competição (de dois anos) enquanto tentava viabilizar um novo empreendimento jornalístico, novamente com um grupo internacional.

Isso foi possível após a entrada da Attention Economics, um fundo que estrutura e investe em negócios de mídia --já atuou no lançamento de 12 novas empresas de comunicação, entre operações licenciadas para a Bloomberg e CNN na Europa, Ásia e África.

No ano passado, especulou-se que a parceria seria com a MSNBC, também do grupo NBCUniversal, que controla a NBC e a CNBC. A MSNBC é um canal de jornalismo convencional, o oitavo mais visto da TV norte-americana (incluindo emissoras abertas), com 1,2 milhão de telespectadores por minuto em 2023. No segmento, só fica atrás da Fox News (1,9 milhão). A CNN aparece em 22º lugar (591 mil telespectadores por minuto) e a CNBC, em 71º (163 mil).

A NBCUniversal é um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, controlado pela americana Comcast. Fazem parte do grupo a Universal Studios, a DreamWorks e a Focus Features (cinema), os parques e resorts Universal, a rede hispânica Telemundo, o streaming Peackock, os canais pagos Universal TV, SyFy, Bravo e E! e o site Rotten Tomatoes. 

Para conseguir fechar o acordo de licenciamento da marca CNBC, que será anunciado hoje, Tavolaro teve antes que se associar à Attention Economics. O valor a ser investido no projeto não foi revelado.

Tampouco está claro se a Attention aportará apenas 15% dos recursos. Ainda é desconhecido o número de funcionários que a operação terá. As contratações começam nos próximos dias.

Tavolaro será o chairman da CNBC Times Brasil (chairman é o equivalente a presidente de conselho administrativo) e também comandará o conselho editorial. Dessa forma, e com 85% das cotas da empresa, acredita-se que ele terá total controle da operação, blindando-a contra intervenções de sócios na política editorial. Isso também foi uma exigência da CNBC.

Confira o comunicado oficial de lançamento da CNBC Times Brasil:

"A partir de hoje, o Brasil ganha um novo grupo de mídia: o Times Brasil. A empresa brasileira possui os direitos exclusivos de conteúdo, em português, da principal marca de jornalismo de negócios do mundo, a CNBC, propriedade da NBCUniversal.

A CNBC é a líder mundial em jornalismo de negócios, produzindo notícias em tempo real consumidas por mais de meio bilhão de pessoas todos os meses em todas as plataformas.

A nova empresa brasileira não será apenas um canal de notícias de negócios multiplataforma, com cobertura 24 horas. Também apresentará uma programação variada com temas que influenciam e inspiram o mundo dos negócios, incluindo política, esportes, lifestyle, programas de entretenimento e reality shows.

A nova empresa é liderada e fundada pelo jornalista Douglas Tavolaro, que possui 25 anos de experiência como fundador e líder de grandes empresas de jornalismo no Brasil. Tavolaro será o chairman e presidente do conselho editorial, que operará de forma independente e seguirá padrões editoriais internacionais.

Baseada em Londres, a empresa Attention Economics, especializada em empreendimentos de mídia internacional, operou em parceria na estruturação do novo negócio. A empresa é representada por Gregory Beitchman, que atuou como vice-presidente comercial sênior da WarnerMedia e da CNN International, e como líder comercial global da Thomson Reuters.

Beitchman atuou no lançamento de mais de 12 novas empresas de mídia ao redor do mundo. Ele implementou operações licenciadas para a Bloomberg na Europa Oriental e para a CNN no Japão, Suíça, República Tcheca, Indonésia, Filipinas, Turquia, Grécia, Índia e África.

Produção Multiplataforma

O acordo inédito é o primeiro desse tipo assinado pela CNBC no Brasil. Pela primeira vez, o premiado e reconhecido conteúdo do líder global em jornalismo de negócios estará disponível para a população brasileira de 215 milhões de pessoas, em uma das maiores e mais vibrantes economias do planeta, exclusivamente nas plataformas do Times Brasil.

A nova empresa terá uma extensa linha de jornalismo produzida por brasileiros para brasileiros. O acordo inédito de licenciamento inclui acesso a todo o conteúdo exclusivo produzido pela CNBC ao redor do mundo e será exibido, em primeira mão, pela empresa brasileira na TV e em todas as plataformas digitais.

A CNBC produz mais de 15 horas de programação ao vivo diariamente em uma rede de notícias 24 horas por dia, sete dias por semana, produzida pela CNBC nos EUA, Ásia, Oriente Médio e Europa. Possui redações em Singapura e Londres, conectadas a estúdios de transmissão nos principais mercados internacionais.

O jornalismo da NBCUniversal News Group, que controla a CNBC, é líder de mercado nos EUA e opera um portfólio diversificado de marcas de notícias incluindo NBC News e MSNBC.

Hoje, possui uma das maiores e mais inovadoras operações de notícias do mundo. Mais norte-americanos assistem ao jornalismo da NBC News Group do que qualquer outra organização de notícias no mundo.

Equipe Executiva Brasileira

A nova empresa será lançada com sede editorial em São Paulo, capital financeira do país, e terá correspondentes nas principais cidades brasileiras e no exterior. A empresa terá presença multimídia e será disponível na televisão, no streaming, nas plataformas digitais e em outros meios de distribuição.

"Estamos entusiasmados em trazer o conteúdo de notícias premium da CNBC para o público em todo o Brasil, em português. Como líder global em jornalismo de negócios, é missão da CNBC informar, fornecer insights e proporcionar uma perspectiva econômica global com relevância local por meio de parceiros como o Times Brasil", disse KC Sullivan, presidente da CNBC.

"A CNBC é um ícone global do jornalismo, uma referência para qualquer empresa de mídia no planeta. Seu jornalismo é um modelo único de notícias confiáveis que tem a marca da NBCUniversal News Group. Uniremos a força e a qualidade do líder mundial na área com a experiência e o talento dos brasileiros para oferecer uma nova opção de informação ao Brasil", disse Tavolaro. "Temos confiança que os brasileiros vão abraçar o Times Brasil e a CNBC de forma especial.”

A data de lançamento da nova emissora será definida nos próximos meses.

A partir deste mês, a empresa dará início a diversas atividades para montagem de infraestrutura, definição de sedes, identidade de marca e conteúdo, além de recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção em todo Brasil.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.