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BALANÇO 2023

No 1º ano de filha de Silvio Santos, SBT perde receitas e é salvo por aplicações

Divulgação/SBT

Daniela Beyruti, no anúncio das novidades de 2024 no SBT, em evento de confraternização no fim de 2023

Daniela Beyruti no anúncio das novidades de 2024 no SBT em evento no fim do ano passado

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 28/5/2024 - 6h10

Pelo segundo ano consecutivo, o SBT registrou queda nas suas receitas com publicidade e só foi salvo de um resultado pífio graças aos rendimentos de investimentos financeiros. De acordo com balanço contábil obtido em primeira mão pelo Notícias da TV, em 2023 a terceira maior rede do país arrecadou R$ 1,149 bilhão com anúncios, valor 5% inferior ao ano anterior (R$ 1,209 bilhão).

Com menos dinheiro entrando, o primeiro ano sob o comando de Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, foi de aperto. Os gastos com produções e operações caíram de R$ 882 milhões para R$ 832,5 milhões (-5,6%). A emissora gastou menos em 2023 do que em 2021 (R$ 842,6 milhões).

O resultado foi um lucro operacional de apenas R$ 4,3 milhões. Ruim, porém melhor do que no ano anterior, quando o SBT registrou prejuízo operacional de R$ 29 milhões. Lucro operacional é o resultado de todas as receitas menos as despesas, sem contabilizar lucro ou prejuízo com investimentos financeiros e descontar imposto de renda e contribuição social.

Assim como em 2022, o SBT só não teve prejuízo ou um lucro muito baixo graças aos resultados financeiros. A diferença entre o que a emissora ganhou com investimentos e gastou com juros no ano passado foi de R$ 33,124 milhões. Isso foi fundamental para que o lucro de R$ 31,105 milhões fosse alcançado.

Filha mais velha de Silvio Santos com Iris Abravanel, Daniela Beyruti assumiu o cargo de vice-presidente (ela também é chamada de CEO) em abril. O balanço de 2023 ainda não reflete o impacto das mudanças que ela promoveu na grade, com dois novos programas diários e investimento em talentos originários da web (como Virginia Fonseca e Luccas Neto), que só estrearam em 2024.

Crise na TV aberta

Os números do SBT estão em linha com a crise que a TV aberta tem  enfrentado há quase uma década. Estagnada, a Globo luta para romper a barreira dos R$ 15 bilhões anuais de receitas com publicidade e streaming. A Record, assim como o SBT, viu suas vendas caírem. Band e RedeTV! não divulgam balanços, mas não estão melhores do que as concorrentes.

A TV aberta vem perdendo dinheiro principalmente para as grandes plataformas digitais (Google e Meta/Facebook). Muita da publicidade da TV migrou para o YouTube e para redes sociais.

A Globo encerrou 2023 com uma receita de R$ 15,1 bilhões, apenas R$ 1,8 milhão a mais do que no ano anterior. Graças a uma política austera de corte de gastos, conseguiu resultados excepcionais: lucro operacional de R$ 586 milhões e lucro líquido de R$ 838,8 milhões.

Depois de um prejuízo de R$ 533 milhões em 2022, a Record deu um plot twist e lucrou R$ 466,5 milhões no ano passado, apesar de também ter tido queda nas vendas de publicidade (de R$ 2,014 bilhões para R$ 1,925 bilhão, uma redução de 4,4%).

O milagre foi conquistado com demissões e com a "terceirização" dos custos de produção de teledramaturgia para a Igreja Universal, que passou a bancar 100% das séries e minisséries bíblicas que a TV do bispo Edir Macedo exibe.

Veja o balanço do SBT em 2023:

Reprodução do balanço de 2023 do SBT


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