DESAFIO
Reprodução/TV Globo
Maju Coutinho gesticula durante o Jornal Hoje de segunda-feira, em que cometeu oito erros ao vivo
Aposta da Globo para renovar o Jornal Hoje e alavancar o ibope vespertino, Maju Coutinho não está conseguindo esconder a pressão. Ela tem errado muito na apresentação das notícias, o que disparou o alerta na emissora. Seu nervosismo foi assunto de reunião dos principais diretores de Jornalismo da Globo na segunda-feira (7). Ontem, ela já apareceu com uma postura diferente, mais tranquila e falando pausadamente --mas continuou errando.
Na edição de segunda-feira do JH, com uma Maju acelerada e gesticuladora, o Notícias da TV contou oito erros. Ela comeu o "a" ao falar "a partir de hoje" e chutou o pau da barraca da gramática ao soltar frases como "a maioria estão" e "as manchas de óleo continua". Errou o nome da correspondente em Londres, interrompeu Eliana Marques no quadro do tempo e se atrapalhou ao dizer "sustentabilidade".
No JH de ontem (8), Maju reduziu os erros para seis. Engoliu um "m" ao falar "desastre abiental", esqueceu do plural em "23 amostra" e errou a concordância de gênero com "aquela divórcio". Mesmo tomando cuidado com as palavras grandes, se embananou com "parlamentares".
São erros aparentemente inofensivos, mas que afetam, sim, a percepção que o telespectador tem do telejornal. Erros de leitura de teleprompter, confusão com nomes e movimentação das mãos na altura do peito o tempo todo indicam insegurança, e insegurança não combina com credibilidade.
Nos bastidores da Globo, a torcida é grande para Maju; afinal, ela é uma pessoa querida, simpática, humilde e alegre. Mas há também aqueles que colocam o dedo na ferida e apontam que lhe falta maturidade, que há profissionais mais experientes e competentes para o lugar que ela ocupa.
Além disso, a estreia de Maju não trouxe nenhum impacto ao ibope do Jornal Hoje, que precisa subir para ajudar o Se Joga na dura missão de bater o quadro A Hora da Venenosa, da Record.
Na semana passada, a primeira do Hoje sob o comando de Maju, o telejornal anotou 11,6 pontos na Grande São Paulo, um décimo a menos do que na semana anterior. A marca está dentro da oscilação de setembro, que variou de 11,3 a 12,4 pontos por semana --essas médias não consideram o sábado.
Confira alguns erros de Maju nas edições de segunda e ontem do JH:
Globo nega
Após a publicação deste texto, a Globo enviou a seguinte nota, atribuída a Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo:
"É falsa a informação de que houve a reunião mencionada no comentário de Daniel Castro. Não houve reunião, Maju Coutinho tem brilhado na apresentação do Jornal Hoje, superando todas as melhores expectativas. O Jornal Hoje, com Maju, e em horário diferente (começa e termina mais tarde), teve crescimento de audiência considerando a faixa horária."
"É espantoso que um jornalista especializado em TV não entenda a diferença entre a linguagem de improviso e aquela lida de um teleprompter. Por último, e fundamentalmente, Maju Coutinho não é apenas uma profissional querida, simpática, humilde e alegre, como a define o jornalista. Ela é antes uma jornalista brilhante, talentosa, absolutamente preparada, que chegou ao Jornal Hoje exclusivamente por seus méritos profissionais. Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista".
Nota da Redação: O Notícias da TV mantém todas as informações publicadas e lamenta que o diretor de Jornalismo da Globo, autor de um livro que prega que não existe racismo no Brasil, tente confundir jornalismo com preconceito.
(Colaborou PAOLA ZANON)
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.