Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bastidores

Emissora da Globo manda jornalista rescindir com CNN Brasil e leva fora

Divulgação/CNN Brasil

O jornalista Lourival Sant'Anna na avenida Paulista, em São Paulo, com o Masp ao fundo

O jornalista Lourival Sant'Anna, que teve de pedir demissão da CBN para trabalhar na CNN Brasil

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 10/10/2019 - 5h36

O Grupo Globo tentou abortar a contratação do jornalista Lourival Sant'Anna pela CNN Brasil, anunciada na semana passada. Depois de ter liberado o especialista em assuntos internacionais a fechar com o novo canal de notícias, a rádio CBN voltou atrás e exigiu exclusividade em mídia eletrônica. Sant'Anna optou pela CNN e se demitiu do Grupo Globo.

A CNN Brasil, que só deve estrear no primeiro trimestre de 2020, será um forte concorrente para a GloboNews, e executivos da Globo viram conflito no fato de um profissional do grupo prestar serviços à empresa concorrente.

Lourival Sant'Anna também é escritor, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e colaborador da revista Exame. Orgulha-se de ter feito coberturas em mais de 70 países, "incluindo todos os da América do Sul, com exceção da Guiana e da Guiana Francesa, nas Américas do Norte e Central, Europa, África, Oriente Médio e Ásia".

Repórter especial do Estadão entre 1998 e 2015, com uma pausa de um ano, cobriu os principais conflitos do mundo nas últimas três décadas. Ele começou sua carreira de repórter em 1989, na Agência Folha.

Procurado pelo Notícias da TV, Sant'Anna não quis falar sobre o assunto. "O fato é que estou indo para a CNN Brasil, saí da CBN e continuo no Estadão. Saio da CBN com saudade e gratidão. Foram quatro anos muito bacanas", limitou-se a dizer.

A CBN e a Globo não se pronunciaram até o momento.

Na CNN, Sant'Anna vai reforçar um time que já conta com Monalisa Perrone (que trocou o Hora 1 por um telejornal no horário nobre) e Reinaldo Gottino (que se demitiu da Record e comandará um programa de política e economia). Os primeiros reforços do canal foram os ex-Globo Evaristo Costa e William Waack.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.