NOVO JORNAL HOJE
Fotos: Reprodução/TV Globo
Maju Coutinho em sua estreia como apresentadora titular do Jornal Hoje: público em fuga
A estreia de Maria Júlia Coutinho como apresentadora titular do Jornal Hoje deixou a Globo na liderança isolada nesta segunda-feira (30), mas com perda de público. O vespertino, além de cenário e vinheta novos, passou a investir pesado no noticiário policial, com mais de 20 minutos de roubos, assassinatos e violência logo no início, para competir com o Balanço Geral, da Record.
Segundo dados preliminares do Ibope, o jornal de Maju marcou 11,2 pontos na Grande São Paulo, contra 9,8 da Record na mesma faixa. O índice ficou 12,5% abaixo do que o noticiário havia registrado nas últimas quatro segundas-feiras, quando era apresentado por Sandra Annenberg ou Márcio Gomes.
A ex-âncora do Mapa Tempo do Jornal Nacional entrou no ar apresentando uma reportagem de cinco minutos sobre motoristas de aplicativo que viraram alvo de assaltantes em São Paulo. Na sequência, veio outra história paulistana: a de uma menina de nove anos assassinada após uma festa na escola.
O jornal também abordou casos de feminicídio, de uma advogada que mandou matar os próprios pais e a empregada no Distrito Federal e a onda de violência no Ceará. O rompimento da represa de Brumadinho, ocorrido em janeiro, também rendeu abordagem policial, pois o corpo de outra vítima foi encontrado. Até crimes contra animais de estimação viraram pauta na versão Maju do JH.
As reportagens, que poderiam ser exibidas no concorrente Balanço Geral, ficaram no ar das 13h25 às 13h47, quando foram mostradas as homenagens na França ao ex-primeiro-ministro Jacques Chirac (1932-2019).
A investida exagerada em casos de polícia virou motivo de piada no Twitter. O internauta do perfil @tulio chegou a publicar uma montagem em que a logo do Hoje era "decorada" com marcas de tiro. Confira:
E agora, quem vai pagar minha TV? #JHpic.twitter.com/l7l1B1tmRQ
— tulio (@tulio) September 30, 2019
Não é a primeira vez que o Hoje decide investir no jornalismo policial: em junho, depois de ficar para trás na cobertura da acusação de estupro contra o jogador Neymar e do assassinato do ator Rafael Miguel, ex-Chiquititas, o telejornal recebeu reforços emergenciais para cobrir melhor a área. Na época, o JH havia sofrido duas derrotas consecutivas para o Balanço Geral.
Paolla Oliveira (à esq.) foi a primeira convidada de Érico Brás, Fernanda Gentil e Fabiana Karla
Principal novidade das tardes da Globo, o Se Joga não conseguiu reverter a maré de derrotas da emissora para as fofocas do quadro A Hora da Venenosa. O programa de Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás estreou na segunda posição: marcou 8,6 pontos na Grande São Paulo, contra 10,7 da Record.
Em Salvador, praça que tem dado dor de cabeça para a Globo, o desempenho foi vexatório: o Se Joga teve apenas 6,8 pontos. A Record deu mais do que o dobro e fechou com 14,6 --os dados são preliminares; os consolidados serão liberados apenas na manhã desta terça-feira (1º).
A situação da Globo na Bahia é tão preocupante que a atração de Fernanda ficou na terceira posição das 15h16 às 15h26, enquanto a Record exibia a reprise de Bela a Feia e o SBT transmitia o Fofocalizando: o Se Joga marcou 4,8, contra 15,9 da emissora de Edir Macedo e 5,3 da rede de Silvio Santos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.