Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TELEDRAMATURGIA

Globo negocia mais 3 novelas com Walcyr Carrasco e dá chance a autores negros

REGINALDO TEIXEIRA, FÁBIO ROCHA e PAULO BELOTE/TV GLOBO

Montagem com os veteranos autores Walcyr Carrasco e Gloria Perez com Elisio Lopes Jr., que escreve sua primeira novela das sete

Os veteranos Walcyr Carrasco e Gloria Perez e Elisio Lopes Jr., que escreve sua primeira novela das sete

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2024 - 6h10

A Globo chamou os autores Walcyr Carrasco, João Emanuel Carneiro e Rosane Svartman para negociar novos contratos para a produção de mais três novelas de cada um deles. Gloria Perez, que acabou de renovar e já prepara um projeto para o segundo semestre de 2025, também será chamada para conversar. Paralelamente, a emissora tem investido em novos autores --e três deles são negros.

O Notícias da TV apurou que a ideia de Amauri Soares, há pouco mais de um ano no comando dos Estúdios Globo, é escalar com mais antecedência os autores consagrados para ter maior tranquilidade na hora de formar novas promessas do segmento.

Sem fazer alarde, Soares reformulou todo o calendário de novelas para os próximos anos que havia herdado de Ricardo Waddington, diretor que deixou a Globo em março do ano passado e por ele foi substituído.

O executivo definiu o time de autores com quem quer contar: Gloria, Walcyr, João Emanuel Carneiro e Rosane Svartman lideram a lista, recentemente reforçada com o retorno de Izabel de Oliveira, autora de Cheias de Charme (2012). Ela prepara uma novela das sete.

Profissionais ouvidos pela reportagem contam que Soares quer ter mais sinopses em avaliação e uma diversidade maior de histórias. Para tanto, aposta no olhar de talentos negros.

O roteirista e diretor artístico Elisio Lopes Jr., que durante a exibição Amor Perfeito (2023) passou a assinar como coautor da novela, ao lado de Duca Rachid e Júlio Fischer, teve uma sinopse aprovada e já escreve os primeiros capítulos de um folhetim para as sete, naquela que poderá ser a primeira novela solo de um autor negro. Os 24 primeiros capítulos ainda serão avaliados pela Globo.

E não deve ficar só nele. A roteirista Renata Martins e o escritor Juan Jullian (autor do livro Querido Ex, best-seller LGBTQIA+ na Amazon) escrevem sinopses de novelas das seis, ainda sujeitas à aprovação na Globo.

Renata, de 46 anos, integrou a equipe de escritores de Pedro & Bianca (2012), série da TV Cultura que ganhou o Emmy Kids Internacional e o Prix Jeunesse International em 2014. Jullian, de apenas 28 anos, é autor e criador da comédia romântica Ritmo de Natal (Globoplay) e será um dos colaboradores de Claudia Souto na próxima novela das sete.

Mais três novelas de Walcyr

Aos 72 anos e com problemas de locomoção, Walcyr Carrasco já acertou com a Globo que vai desenvolver e escrever os primeiros capítulos de uma continuação de Êta Mundo Bom! (2016), um dos maiores sucessos das 18h nos últimos dez anos. Ele dividirá a autoria do projeto, no ar em 2025, com Mauro Wilson. Em seguida, trabalhará em uma nova novela das nove.

João Emanuel Caneiro, de 54 anos, escreve atualmente Mania de Você, a próxima novela das nove, no ar a partir de setembro, mas já foi instigado por Amauri Soares a apresentar novas ideias.

Gloria Perez, de 75, anos renovou contrato com a Globo no último dia 24. Está trabalhando em uma novela a ser exibida no segundo semestre de 2025, às 21h, provavelmente substituindo o remake de Vale Tudo (1988). A emissora quer pelo menos mais duas novelas dela.

Rosane Svartman, 54 anos, se consagrou como autora de novelas das sete, entre elas Totalmente Demais (2015) e Vai na Fé (2023), e quer continuar nesse horário. O diretor dos Estúdios Globo, contudo, vem a persuadindo a desenvolver uma história para as 21h.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.