Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUNERAL COM CHAMPANHE

Vítima da Aids, galã foi cremado 3 horas após morrer e teve adeus com festa no mar

DIVULGAÇÃO

O ator Rock Hudson em cena do filme O Segundo Rosto, de 1966; ele usa terno e gravata e a imagem é em preto e branco

O ator Rock Hudson (1925-1985) em cena do filme O Segundo Rosto, produção de 1966

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 16/11/2022 - 6h25

O ator Rock Hudson foi um dos primeiros galãs de Hollywood a morrer em decorrência de complicações da Aids, em 2 de outubro de 1985. À época, a doença era chamada preconceituosamente de "peste gay", e o óbito foi notícia no mundo inteiro. Ele foi cremado apenas três horas depois da morte, mas seu verdadeiro funeral aconteceu em alto-mar. Amigos lhe deram adeus com uma festa regada a champanhe em um iate atendendo a um pedido do artista.

O diagnostico de Hudson aos 59 anos virou manchete de jornais e revistas em julho do mesmo ano. Ele fez mais de 60 filmes, nos quais contracenou com as atrizes mais belas do cinema. O galã arrancava suspiros da mulherada nos anos 1950 e 1960, quando já era um dos astros de várias comédias românticas.

A vida pessoal do galã era mantida em segredo, já que naquela época um homossexual seria rejeitado como galã pela indústria cinematográfica. Em 1955, uma revista norte-americana teria ameaçado escancarar a orientação sexual de Hudson.

Rock Hudson e Lee Garlington

O ator Rock Hudson com Lee Garlington (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Reportagens da época de sua morte informaram que esse foi o motivo de ele ter se casado com a secretária de seu agente. Phyllis Gates foi oficialmente a única companheira dele. Eles ficaram casados durante três anos. O intérprete só encontrou um grande amor anos depois. O romance com Lee Garlington foi mantido na surdina durante décadas.

"Não podíamos tirar fotos juntos, era muito perigoso", disse Garlington em uma entrevista à revista People em dezembro de 2018. Ele já havia dado declarações sobre o começo do relacionamento em 2015 à mesma publicação.

Ele era o maior astro do mundo à época, e os rumores diziam que ele era gay. Então, pensei: 'Vou ficar de olho nele'. Fingi que lia uma revista, que provavelmente estava de ponta-cabeça naquele momento, e o vi descer a rua. Ele chegou, passou por mim e me olhou uma vez. Foi isso.

O romance deles começou em 1962 e durou também somente três anos. Depois do primeiro encontro, Garlington foi chamado para ir à mansão do astro. "Ele tinha 1,92 metro, cem quilos, era um monstro. Me ofereceu uma cerveja, mas nada aconteceu. Eu estava muito nervoso. Ele me disse: 'Bom, vamos sair mais juntos'. E saímos", disse o antigo namorado de Hudson à People.

Hudson serviu a Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e começou a tentar a carreira como ator em 1946. A estreia dele aconteceu em um papel pequeno no filme Suor e Lágrimas, em 1948. Depois, ele não saiu mais dos estúdios cinematográficos de Los Angeles (EUA)

Três horas depois de sua morte, Rock Hudson foi cremado. Antes de morrer, ele pediu que suas cinzas fossem jogadas no oceano Pacífico em uma cerimônia alegre e festiva. O funeral foi como ele queria, com muito champanhe e caviar, a bordo de um iate e com todos os seus grandes amigos presentes.

TUDO SOBRE

Memória da TV


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.