Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERFIL

Aos 19 anos, Julia Dalavia retrata a tragédia da Aids na era do amor livre

Fotos Raphael Dias/TV Globo

Julia Dalavia com visual anos 1980 de sua personagem, a hippie Nanda, na novela das onze - Fotos Raphael Dias/TV Globo

Julia Dalavia com visual anos 1980 de sua personagem, a hippie Nanda, na novela das onze

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 18/6/2017 - 7h38

Aos 19 anos, Julia Dalavia se prepara para fazer sua personagem definhar de Aids em Os Dias Eram Assim. A atriz perdeu cinco quilos com o acompanhamento de uma nutricionista e ficará ainda mais abatida e debilitada com o trabalho de caracterização. Sua personagem, a transgressora Nanda, descobrirá que tem HIV em 1984, época em que os portadores do vírus morriam em meses e Aids era chamada de "peste gay".

"Ela contrai Aids no surto da epidemia, quando não havia tratamento e mal se sabia como se pegava. As pessoas tinham muito medo e preconceito em torno da doença. Era uma fase difícil, não tinha remédio e as pessoas morriam de doenças oportunistas, como pneumonia. A Nanda vai passar por todos esses conflitos", adianta a atriz.

Na novela das onze, Nanda é uma jovem que celebra a liberdade sexual que sua geração alcançou. Não tem um namorado fixo até a atual fase, em que se apaixonará pelo primo, Caíque (Felipe Simas).

Julia diz que as autoras da trama, Angela Chaves e Alessandra Poggi, não colocaram nos capítulos como ela contrai o vírus. Nanda vai começar a sentir alguns sintomas, como febre, cansaço e enjoo nas próximas semanas.

"Não sei como ela pega, mas é uma jovem livre. O mais complicado é entender que ser sexualmente livre, o que é natural hoje, não existia naquela época. Aí, quando as pessoas se liberaram, veio a Aids e reprimiu todo mundo", comenta.

Namorados, Caíque (Felipe Simas) e Nanda (Julia Dalavia) terão Aids na novela das onze

A atriz nasceu em 1998 e teve de mergulhar em livros e pesquisas para entender como a Aids assombrou a população nos anos 1980. Dois meses antes de começar a gravar a trama, ela passou a frequentar a Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids).

"Vou em roda de debate, converso com médicos e psicólogos. Eles me dão indicação de livros e filmes para eu poder me aprofundar. Você não ergue só uma bandeira na novela, você tem de saber falar sobre o assunto, que é muito delicado e traz uma grande responsabilidade."

Emagrecer é parte do processo, mas Julia também não pode priorizar isso porque Nanda chegou à trama em 1979 saudável e só agora, na terceira fase, vai descobrir que está doente.

"Não sei se vou precisar perder mais peso, vamos ver com a caracterização o que fica adequado no vídeo. Claro, que na fase mais crítica, o trabalho da maquiagem será imprescindível."

REPRODUÇÃO/TV Globo

Julia e Antonio Calloni foram amantes em Justiça e pai e filha em Os Dias Eram Assim

Jovem, a atriz diz que fazer bom papéis como esse traz um peso enorme. Seu trabalho na TV ainda é recente, por isso, ela se dedica totalmente ao veículo. Julia começou com uma pequena participação na novela Em Família (2014). No mesmo ano, entrou para o elenco de Boogie Oogie.

Mas o salto para evoluir como atriz foi dado no ano passado, quando fez Maria Tereza na primeira fase de Velho Chico. Em seguida, Julia cortou o cabelo, ficou loira e fez cenas ousadas na minissérie Justiça, na qual interpretou a prostituta vingativa Mayara/Susy. 

"Ter personagens com construções diferentes como uma menina prostituta de Recife e agora uma garota dos anos 1980 é enriquecedor. Amo essas mudanças e espero que continue assim", discursa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.