EXPÔS CONFLITO
REPRODUÇÃO/RECORD
Rachel Sheherazade pode ser processada pelo SBT; jornalista expôs conflito com a emissora
Rachel Sheherazade pode ser processada pelo SBT após insinuar que foi censurada pela emissora. Durante uma conversa em A Fazenda 15, a jornalista contou que foi advertida pelo canal de Silvio Santos após emitir opiniões sobre o conflito entre Israel e Palestina. Na ocasião, ela ancorava o telejornal SBT Brasil.
A revelação da suposta censura aconteceu em uma conversa com o ex-nadador Henrique Martins, na última quinta (21). A jornalista tomou um posicionamento pró-Palestina em uma edição do noticiário. Sem citar nomes, ela explicou que a advertência ocorreu por conta da religião de Silvio Santos, que é judeu.
"Naquele momento, era um momento em que os palestinos estavam sendo as vítimas do conflito. Fui chamada à punição porque o dono da emissora era judeu, e eu não poderia dar aquela opinião. Mas eu dei. Eu me colocava o tempo todo na berlinda. Pra você ser sincero, você tem que ser corajoso. Quem é corajoso demais é o primeiro a perder o pescoço", relembrou.
O relato provocou dores de cabeça nos bastidores do SBT. Fontes confirmam ao Notícias da TV que a emissora avalia a possibilidade de processar Rachel. O canal pretende levar o caso à Justiça e fazer a jornalista provar que a situação aconteceu.
Rachel foi descoberta por Silvio Santos em 2011, quando apresentava um telejornal na TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba. Na ocasião, a jornalista viralizou com críticas ao Carnaval do Estado. A repercussão a fez ser contratada para comandar o SBT Brasil.
A comunicadora foi demitida pelo SBT em 2020 e, em seguida, processou a empresa. Ela entrou com uma ação trabalhista em que pedia um valor milionário, e processou Silvio Santos por misoginia após um episódio constrangedor no Troféu Imprensa de 2017 --nesse último, a ex-funcionária ganhou a indenização de R$ 500 mil.
Por conta do imbróglio judicial, Rachel não pode mencionar o nome de Silvio e do SBT, assim como o apresentador e a emissora não devem citá-la nominalmente. Nos autos judiciais, a jornalista diz que não recebeu os pagamentos de terço de férias da maneira correta. O valor a ser pago pelo SBT poderia chegar a R$ 19 milhões.
Rachel Sheherazade processou o Twitter por perder o acesso à sua conta com mais 1,5 milhão de seguidores em abril. A participante de A Fazenda 15 foi convocada pela Justiça para uma audiência presencial, marcada para novembro deste ano, mas não poderá comparecer se continuar confinada no reality show da Record. A defesa dela solicitou o adiamento para 2024, mas o pedido inicial foi negado.
O Notícias da TV teve acesso a um novo documento apresentado pelo advogado André Fróes de Aguilar ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em 14 de setembro. Nos termos, ele argumentou que Rachel é uma das participantes confinadas de A Fazenda --esse detalhe havia sido excluído no primeiro pedido, já que o contrato com a Record era sigiloso.
O juiz ainda não despachou o novo pedido de adiamento para 2024. Caso o documento não seja acatado outra vez, a defesa da peoa precisará recorrer até a data da audiência, agendada para 21 de novembro. Há a possibilidade de ela precisar escolher entre desistir de A Fazenda para comparecer à reunião ou seguir no reality e perder a ação.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.