ÚNICO, MAS NEM TANTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tadeu Schmidt é o apresentador do Big Brother Brasil: nova edição terá dois tipos de votos
Depois de anunciar que a próxima edição do BBB terá um sistema de votos limitados por CPF, a Globo deu mais detalhes de como será a participação do público no reality em 2024. O voto único de fato ocorrerá, mas também será possível organizar mutirões com votos ilimitados. As duas modalidades terão 50% de peso no resultado final.
Outra mudança importante é, na verdade, uma cópia do principal formato rival, A Fazenda: no primeiro momento da edição, o público votará para salvar seus participantes favoritos, em vez de eliminar os que menos gostam. É o que ocorre no reality da Record, que define o poder do público como "voto do amor".
A ideia da Globo é evitar que "plantas" que pouco movimentam o jogo tenham vida longa na atração apenas porque brothers que despertam mais ódio são eliminados primeiro. Ou seja: a emissora pretende cortar o mal pela raiz.
"Na próxima edição do reality mais assistido pelos brasileiros, o jogo terá um sistema misto de votação. O público terá direito a votar de duas formas diferentes, ambas pelo Gshow. A primeira é o Voto da Torcidae funcionará da mesma maneira que a votação das últimas edições: o usuário faz o login com sua conta Globo, a qual terá acesso por meio de um cadastro simples e gratuito, e poderá votar quantas vezes quiser", informou a Globo em comunicado à imprensa nesta sexta (25).
"A segunda opção de votação é o Voto Único, no qual o usuário deve informar seu CPF, cuja autenticidade será verificada, e poderá votar uma única vez por paredão. Cada modelo de votação terá o peso de 50%, e o resultado final será a média ponderada dos dois formatos."
"Outra novidade da temporada divide o jogo em duas fases, com diferentes objetivos para a votação. Na primeira etapa do programa, os usuários votarão em quem desejam que permaneça na casa. O eliminado será o menos votado. Já na segunda fase, a votação será para eliminar um jogador; e o eliminado será o mais votado, como no modelo atual. Quando se encerra a primeira etapa e começa a segunda? O Big Boss é quem decidirá."
Com a revelação de que o voto por CPF passará a ser utilizado, Arthur Aguiar e Amanda Meirelles se incomodaram com as críticas sobre suas respectivas vitórias no BBB. Os campeões reclamaram após um internauta afirmar que suas vitórias não refletiam a vontade da maioria do público.
A médica, apontada como "planta" no BBB 23, defendeu fãs que passavam madrugadas inteiras no site do Gshow para impedir que ela deixasse o programa. "Acho que vocês têm que parar de desmerecer a vitória dos outros, não é só de mim e do Arthur que vocês falam", lamentou a médica.
Falam também das pessoas que disponibilizaram o tempo em dias e noites votando para trazer essa vitória para quem eles queriam. Podem falar o que quiserem, mas nós vencemos", disparou a amiga de Antônio Cara de Sapato.
Aguiar venceu o BBB 22 em uma final controversa, em que grande parte do público se manifestava contra sua vitória. O ator afirmou que saiu milionário do reality por ter conseguido convencer a "galera do sofá" sobre seu jogo. "Isso é uma piada, né?", escreveu o ex-Malhação, ao se deparar com as críticas.
"O ano é 2050 e você é um dos que até hoje não aceitam que a vontade da maioria da população foi diferente da sua e da bolha da internet, que fizeram de tudo e não conseguiram fazer campeão quem vocês queriam. A padaria venceu!", alfinetou o ator, citando o apelido de seu fã-clube.
Amanda Meirelles e Arthur Aguiar foram acusados de supostamente terem sido beneficiados pela ajuda de robôs para vencer o Big Brother Brasil. Maíra Cardi, ex-mulher do artista, chegou a ser alvo de denúncias de que teria contratado equipes e alugado computadores para mutirões de votações.
O Big Brother Brasil 24 estreia em janeiro, mas a data oficial ainda não foi anunciada pela Globo. Recentemente, o diretor José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, reforçou que não convidará nenhum ex-participante de outros realities para a atração.
O marido de Ana Furtado falou sobre a regra ao responder fãs da dançarina Carol Nakamura, que participou do No Limite - Amazônia. "Já vou adiantar aqui. Ela é uma amiga e querida, mas não! Mantenho minha decisão de não levar nenhum ex-reality para o BBB. Fez um outro [reality], mesmo que seja nosso [da Globo], está fora", decretou ele, em post no Twitter (agora chamado de X).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.