ATIVISTA POLÍTICO
DIVULGAÇÃO/AMPAS
Sean Penn já venceu dois prêmios do Oscar; astro incentivou boicote à edição deste ano
O astro Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos) incentivou um boicote ao Oscar 2022 caso Volodymyr Zelensky, atual presidente da Ucrânia, tenha sido realmente vetado da edição deste ano. O ator, vencedor de duas estatuetas da premiação, é ativista político e já declarou apoio público ao político na guerra contra a Rússia.
Segundo Penn, os indicados e convidados do Oscar 2022 deveriam se juntar ao boicote em protesto. Na avaliação do ator, a cerimônia é uma das mais importantes do mundo, e outros artistas deveriam usar o momento para falar sobre os problemas no país do leste europeu.
"Se for o que está acontecendo [o veto], eu encorajaria todos os envolvidos, embora possa ser o momento deles. Eu entendo que, para celebrar seus filmes, é muito mais importante o momento de brilhar, protestar e boicotar este Oscar", explicou o astro em entrevista à CNN dos EUA.
A informação do veto a Zelensky tornou-se pública após Amy Schumer, comediante que será uma das três apresentadoras do prêmio deste ano, revelar em entrevista que teve a ideia de chamar o presidente ucraniano para fazer uma participação no Oscar 2022. No entanto, a possibilidade foi vetada pela produção.
Inconformado com o possível veto, Penn ameaçou derreter publicamente seus dois prêmios do Oscar --o astro venceu duas vezes na categoria de melhor ator por seus trabalhos em Sobre Meninos e Lobos (2003) e Milk: A Voz da Igualdade (2008).
"Eu mesmo, se isso acontecer, quando voltar [ao país], vou derreter os meus prêmios em público. Torço para que não seja isso que aconteça. Rezo para que não haja pessoas arrogantes que se consideram representantes do bem maior que decidiram não entrar em contato com a liderança na Ucrânia. Então, espero que não seja o que aconteceu, e espero que todos saiam se for o caso."
O ator está na Europa para produzir um documentário sobre o conflito entre a Ucrânia e Rússia para a versão norte-americana da revista Vice. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, nos últimos dias, Penn chegou a participar de encontros com Volodymyr Zelensky para discutir apoio ao povo ucraniano.
Com transmissão na TNT e no Globoplay no Brasil, a cerimônia do Oscar 2022 será realizada neste domingo, às 21h.
Confira a entrevista completa de Sean Penn à CNN:
ICYMI: Actor Sean Penn says the Oscars should be boycotted if the ceremony’s planners have decided against having Zelensky on the program. pic.twitter.com/4LI2YIiKcD
— Jim Acosta (@Acosta) March 26, 2022
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.