FLÁVIO DINO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e YOUTUBE
Ana Clara Benevides em foto do Instagram, e Taylor Swift em apresentação do The Eras Tour
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino exigiu que sejam tomadas medidas para evitar uma nova fatalidade nos shows realizados no Brasil durante a onda de calor. Na sexta (17), Ana Clara Benevides morreu antes da apresentação da cantora norte-americana Taylor Swift no Rio de Janeiro. Fãs reclamaram do valor alto da água cobrado pela organização do evento. Agora, a entrada com garrafas de água será permitida.
O ministrou se pronunciou nas redes sociais neste sábado (18). "Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis -ainda hoje- quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa", escreveu no X, antigo Twitter.
"O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à saúde. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água", disparou.
"A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de acesso à água em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor", assegurou Dino.
Após algumas horas, o ministro atualizou as medidas que serão tomadas: "A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos".
"E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em 'ilhas de hidratação' de fácil acesso. A medida vale imediatamente. A portaria será editada em, no máximo, uma hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes", informou ele.
"A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da polícia, se necessário", arrematou Dino.
Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de mil desmaios foram contabilizados no estádio Nilton Santos e muitos fãs passaram mal por causa das altas temperaturas durante a performance de Taylor Swift. Internautas reclamaram da falta de distribuição de água no evento mesmo com a onda de calor registrada no Brasil.
A norte-americana ainda fará mais dois shows no Rio de Janeiro, neste sábado (18) e domingo (19). A artista também se apresentará em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de novembro.
Já na capital paulista, que também tem registrado temperaturas altas, o grupo mexicano RBD se apresenta neste final de semana no Allianz Parque.
Ana Clara Benevides, de 23 anos, desmaiou e recebeu os primeiros socorros ainda dentro do estádio, mas não resistiu após uma parada cardiorrespiratória.
As hashtags "Justiça por Ana Benevides", "T4F exigimos respeito" e "Exigimos água em eventos" entraram para os assuntos mais comentados no X, antigo Twitter.
Segundo a Folha de S.Paulo, Ana desmaiou quando estava na grade do show e chegou a ser reanimada durante cerca de 40 minutos. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho, mas sofreu uma segunda parada cardiorrespiratória ainda no caminho.
Ana cursava Psicologia na UFR (Universidade Federal de Rondonópolis), no Mato Grosso. Nas últimas postagens, a jovem falou sobre a expectativa para o show de Taylor no Brasil.
Taylor falou sobre a morte da fã em suas redes sociais: "Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem. Eu não vou ser capaz de falar sobre isso no palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos. Esta é a última coisa que eu pensei que aconteceria quando nós decidimos trazer essa turnê ao Brasil".
A Time For Fun, empresa responsável pela organização do evento, lamentou a morte em nota publicada nas redes sociais.
"Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito", informou a empresa.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.