Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LEMBRA DELE?

Mago das vinhetas da Globo, Hans Donner muda carreira e realiza sonho

DIVULGAÇÃO

O designer Hans Donner com mão no queixo, posa para foto sorrindo

O designer Hans Donner, que fez carreiras com vinhetas na Globo, hoje se envereda pela arquitetura

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 15/3/2021 - 7h00

Conhecido por ter idealizado centenas de aberturas e vinhetas na programação da Globo e ter deixado sua marca registrada na emissora entre os anos 1970 e 2010, Hans Donner hoje está em um momento totalmente diferente de sua carreira. Aos 72 anos, ele realiza um sonho antigo, de trabalhar com arquitetura. Atualmente desenvolve design de móveis, fachadas de prédios e ambientes internos.

A oportunidade surgiu após o profissional fazer palestras em Goiânia, capital de Goiás. No evento, ele foi abordado por uma pessoa que trabalha com empreendimentos imobiliários numa construtora e convidado a trabalhar no desenvolvimento de fachadas e decorações de interiores de cinco edifícios de alto padrão que serão construídos na cidade.

"Virou um grande presente para mim, ligar o botão e descobrir uma coisa que provavelmente nunca foi feita no mundo, que pode se tornar quebra de paradigma na arquitetura. As imagens [dos projetos que ele fez para os prédios] fizeram arquitetos chorarem, superam tudo que tem no Rio e em São Paulo", promete. Ainda não há previsão de quando as obras ficarão prontas.

"São novas empreitadas que me fazem sentir com 27 anos. É inimaginável, indescritível, impossível Deus ser tão generoso comigo. Se tudo isso é um sonho, por favor, não me acordem", brinca.

Trabalhar com arquitetura era um sonho antigo de Hans Donner, desde que ele vivia em Viena, na Áustria, onde estudou entre 1965 e 1970. No entanto, acabou cursando design, e em 1975 foi trabalhar na Globo.

Hans Donner se tornou famoso por ser o principal nome das vinhetas da Globo. Criou, por exemplo, aberturas do Fantástico, de novelas como Tieta (1989) e Deus Nos Acuda (1992) e as aparições da Globeleza --foi inclusive casado com uma das modelos do Carnaval da Globo, Valéria Valenssa.

Desde 2016 ele não exerce mais a função de "mago das aberturas e vinhetas" da Globo e diz que não pretende voltar a este tipo de trabalho.

"Depois de tantas coisas incríveis, realizadas numa época em que tudo era incrível, não existia YouTube, internet, nada, e as pessoas ficavam tão impressionadas, eu não tenho a menor vontade de voltar a competir comigo mesmo. Este é um capítulo que se fechou muito suavemente, muito maravilhoso, e a televisão virou outra coisa", explica.

No entanto, ele promete um retorno à TV ainda neste ano, em um programa sobre design na Cultura. "Está se abrindo uma nova porta indescritível, não para levar vinhetas e aberturas, mas para levar as histórias de um designer", diz ele. Ainda não há data de estreia definida.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.