Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ERROS DO PASSADO

Linn da Quebrada cobra pedido de desculpa de Silvio Santos: 'Desserviço'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e SBT

Montagem de fotos com Linn da Quebrada e Silvio Santos

Linn da Quebrada indicou que Silvio Santos e outros apresentadores falharam com pessoas trans

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/6/2022 - 19h29

Após Silvio Santos ser elogiado por dar uma aula contra a transfobia em seu programa no SBT no último dia 12, Linn da Quebrada disse que o apresentador e outros comunicadores devem um pedido de desculpa pela forma que retrataram pessoas trans ao longo dos anos na televisão.

Um usuário do Twitter, identificado como Guilherme M, escreveu: "Silêncio! O jovem tuiteiro está conhecendo o Silvio Santos, que já recebe trans em seu programa desde a década de 1980".

O internauta compartilhou o vídeo em que o comunicador entrevistou Ava Simões, uma mulher trans, e tirou algumas dúvidas sobre a identidade de gênero dela durante o Programa Silvio Santos.

Linn da Quebrada, porém, relembrou de erros que o dono do SBT e outros apresentadores cometeram no passado ao tratar sobre o tema:

É também o mesmo Silvio que constrange e debocha da Roberta Close. Ele, como tantos outros meios de comunicação, devem desculpas pelo desserviço e pela contribuição assídua em desumanizar e atuar com tanto gosto na manutenção da violência e da dor. É necessário que não só ele, mas tantos profissionais da comunicação percebam o esforço sistemático na criação de um imaginário social, em rede nacional, que trabalhou muito bem para que rissem diante do espetáculo traumático de nos ferir e desumanizar.

O tuiteiro, então, começou a dialogar com Linn. "O contexto era o mesmo de hoje? Ou na época essa visibilidade retirava o estigma e preconceito que se tinham por essas artistas quando estavam fora da TV? Na boa mesmo…", questionou Guilherme.

Linn respondeu: "Gato, cadê todos os lados? Assiste. Pesquisa. Vê e me diz se você realmente não consegue em hipótese alguma pensar em outra coisa que não justifique a violência? É sério isso? Não sente nada além da necessidade  de se proteger?".

A conversa continuou e a cantora que participou do BBB 22 ainda respondeu outros internautas sobre o tema. Ela ainda reforçou que Silvio Santos não era o único problema em toda a história.

"Mais uma vez eu digo: não é sobre o Silvio, mas também é. Antes de tudo, falo da instituição televisiva que trabalhou muito bem e muito tempo para manutenção do espetáculo violento de nos ferir enquanto riam", explicou.

Veja alguns posts abaixo:

Silvio Santos elogiado

O debate de Linn com seguidores começou no vídeo que mostra Silvio Santos entrevistando Ava Simões, campeã do concurso Miss Trans Star Internacional em 2019. Ela participou do quadro Não Erre a Letra ao lado de Paulette Pink, Penelopy Jean, Dimmy Kieer, Deendjer Ti e Deendjer Vi, que são drag queens.

"Você nasceu menino. Por qualquer razão, que eu desconheço, você se convenceu de que não era um menino. E aí, você recorreu aos médicos, recorreu à ciência, e a ciência fez com que você deixasse de ser menino e passasse a ser menina?", questionou Silvio.

"Exatamente", respondeu Ava. "E as pessoas que fizeram isso hoje são chamadas de transexuais? Quer dizer, transferiram o sexo, como o nome está dizendo. E também pode nascer menina e querer ser menino", complementou Silvio. "Correto, posso dizer que passei a ser mais feliz", adicionou ela.

"Está certo! Por que não? Se você nasce menino, os anos passam e você se sente uma menina, você está sofrendo, então. Se você quer se livrar desse sofrimento, e se a ciência permite, você faz a transformação e seja feliz!", declarou o comunicador. "Exatamente! Silvio, você está sendo um serviço grandioso para o Brasil", declarou Ava.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.