Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRITICOU FUTEBOL

Ex-jogador Richarlyson revela ser bissexual e detona homofobia: 'Sou normal'

DIVULGAÇÃO/NOROESTE

Richarlyson Barbosa sorri em campo de futebol

Richarlyson Barbosa: ex-jogador de futebol faz parte de time de comentaristas esportivos da Globo

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2022 - 11h31
Atualizado em 24/6/2022 - 13h18

Richarlyson Barbosa, ex-jogador de futebol, revelou que é bissexual. Contratado pela Globo como comentarista esportivo, ele contou que sempre teve a sexualidade questionada e passou a se incomodar com o preconceito velado nessas perguntas. O atleta decidiu falar abertamente sobre o assunto para incentivar o tratamento igualitário entre jogadores.

"A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Vai fazer o quê? Nada. O mais importante não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", desabafou no podcast Nos Armários do Vestiários, projeto contra o machismo no futebol.

Barbosa ressaltou que não quer que as pessoas o conheçam por sua sexualidade, e sim pela trajetória que conquistou no esporte. Mesmo falando abertamente sobre isso, o ex-São Paulo não tem muitas esperanças de mudança em relação ao preconceito no futebol.

"Os próprios jogadores têm que se posicionar melhor sobre a situação, especialmente os héteros. Não é questão de vestir a camisa com um arco-íris. É, quando acontecer essa situação de homofobia, sair de campo. 'Espera aí, a torcida não está respeitando o meu companheiro ou meu adversário como ser humano? Então eu não vou voltar a jogar'", opinou ele.

Eu tenho amigos e ex-companheiros de profissão que realmente tiveram momentos difíceis na sua carreira por querer ser aquela pessoa que ele queria ser, mas era reprimido pelos seus clubes e até pela sua torcida. [...] Nunca coloquei a minha sexualidade à frente do meu trabalho, nunca faria isso.

As especulações sobre a sexualidade de Richarlyson surgiram em 2007, quando um dirigente do Palmeiras insinuou que ele seria gay. Na época, o jogador registrou uma queixa-crime contra o homem, e o juiz do caso arquivou o processo: ele alegou que "não seria razoável aceitar homossexuais no futebol brasileiro porque prejudicaria o pensamento da equipe", e que "futebol é coisa de macho".

No Globo Esporte desta sexta (24), Richarlyson comentou brevemente o assunto: 'O podcast tá muito legal, e a pauta é muito importante, homofobia no futebol. Vamos naturalizar isso [a presença de pessoas de diferentes orientações sexuais no esporte]. Eu tô aqui muito mais pra falar sobre esporte, que é uma coisa inclusiva". 

TUDO SOBRE

Globo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.