Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POR ONDE ANDA?

Ex-É o Tchan, Jacaré tenta carreira de ator no Canadá: 'Novas oportunidades'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Jacaré em cena como policial para fazer figuração para um filme no Canadá

Jacaré em cena como policial de um filme no Canadá; ex-dançarino do É o Tchan mora em Vancouver

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 28/9/2020 - 7h10

No Canadá desde 2016, Edson Cardoso, mais conhecido como Jacaré, leva uma vida bem diferente dos tempos em que era dançarino do É o Tchan. Aos 48 anos, ele tenta carreira de ator no exterior e tem feito figurações em filmes e comerciais em Vancouver, onde reside. "Estou vivendo novas oportunidades", diz ao Notícias da TV.

O ex-integrante de A Turma do Didi (2002-2010) decidiu mudar de vida anos atrás. Depois de analisar Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Estados Unidos, optou por fixar residência no Canadá. Claro, levou a mulher Gabriela Mesquita, e os filhos Rafael, atualmente com sete anos, e Beatriz, de cinco.

Aprender um novo idioma e oferecer uma diferente experiência de vida para a família foram os principais motivos. E a mudança foi drástica. "Aqui não temos secretária, faxineira, cozinheira ou babá. Nada. Somos só eu, minha mulher e duas crianças. Ou seja, tenho uma vida bem ativa. Sou marido, pai, trabalhador e, claro, dono de casa", conta.

No Brasil, Jacaré conquistou fama graças ao É o Tchan, estrelou peças de teatro e permaneceu na televisão e no cinema. Com Renato Aragão fez também o programa Aventuras do Didi (2010-2013), e os longas Didi, O Cupido Trapalhão (2003) e Didi Quer Ser Criança (2004).

No Canadá, ele é ator iniciante e tem feito figuração e publicidade. Em 2017, apareceu na série No Tomorrow, exibida pela rede The CW. "Eu me mantenho no cenário da arte cênica por meio de muitos trabalhos como figurante em filmes, séries e comerciais. Continuo estudando e aberto às possibilidades", declara.

"Minha carreira de ator aqui vai crescendo à medida que eu vou melhorando meu inglês", considera. Apesar de o ofício de figurante não exigir "preparação, treino, estudo e entrega como ator", ele se sente satisfeito apenas por estar no mercado. "Fico feliz por ter a oportunidade de presenciar, participar e ver como funcionam os trabalhos de grandes produções", observa.

Garoto-propaganda na internet

Uma outra ocupação de Jacaré é a de garoto-propaganda. Ele foi contratado para representar justamente a empresa que o levou para o Canadá. Nas redes sociais, o artista divulga a GoNorth, especializada em vistos e imigração para o país.

"Conheço a fundadora da empresa [Renata Oliveira] e foi por influência dela que enxerguei o Canadá como uma possibilidade. Ela e seu time realizaram meu processo de imigração e, por fim, acabei sendo convidado para ser o garoto-propaganda", relembra.

Por aparecer na web falando sobre imigração, muitos brasileiros procuram o ex-É o Tchan em busca de uma consultoria sobre a burocracia exigida para se estabelecer em um país estrangeiro. Ele frisa que essa não é sua função.

"Pelo meu trabalho com a GoNorth, muitas pessoas entram em contato comigo com essa finalidade. Porém, como eu não sou consultor licenciado pelo governo canadense, eu repasso o contato para a agência", explica.

A quem deseja mudar de vida, como ele e a família fizeram, Jacaré costuma enfatizar que é preciso querer muito dar esse passo e ter o conhecimento de que nem tudo é uma maravilha ou um sonho.

"A parte mais difícil, tomando como base a minha experiência, é a saudade dos familiares, o desafio diário do idioma e o fato de ter saído completamente da minha zona de conforto", confessa. "E na sequência, é [a saudade] do nosso tempero", completa.

Atualmente, a pandemia do coronavírus está sob controle no Canadá, situação comemorada pelo brasileiro e por sua família. Como ator, ele lamenta o fato de a classe artística ter sido afetada no início da quarentena. 

"O controle e os cuidados continuam. A população faz a sua parte, e o governo também tem conseguido manter os número de infectados bem baixos se comparado a outros países. Nos primeiros quatro meses, a indústria de filmes parou por completo mas já retornou com todos os cuidados necessários", conta.

Ao fãs saudosos do ex-dançarino, Jacaré avisa não ter planos imediatos de voltar para o Brasil. "Por agora, não. Tenho metas para conquistar muitas coisas por aqui, e isso requer tempo e muita dedicação. Mas no futuro... quem sabe?", finaliza.

Veja publicações de Jacaré no Canadá:

Ver essa foto no Instagram

Um cara que eu estou pegando! 🤔🤫 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤦🏽‍♀️ ELE É ATOR!!!!

Uma publicação compartilhada por Gabriela Mesquita (@gabimesq) em

Ver essa foto no Instagram

Estudando inglês vamos que vamos!!!!!

Uma publicação compartilhada por Edson Cardoso (@pretojack) em


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.