Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PACTO BRUTAL

Especialista afirma que Guilherme de Pádua é psicopata: 'Todas as características'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

O ex-ator Guilherme de Pádua de camiseta azul, gravando vídeo como selfie, na sala de sua casa

Guilherme de Pádua em vídeo gravado para redes sociais; especialista o categoriza como psicopata

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 2/8/2022 - 6h25

Guilherme de Pádua não apenas matou Daniella Perez (1970-1992) com 18 punhaladas como falou sobre o crime em várias oportunidades que teve desde então. Por meio das entrevistas e depoimentos dele e relatos de outras pessoas sobre a convivência com ele, uma especialista afirmou que o ex-ator tem todas as características de psicopatia. 

Psicopata é a denominação patológica (ou seja, trata-se de um distúrbio mental) utilizada para indivíduos que demonstram características como total falta de empatia, respeito, responsabilidade pelos outros (o que pode levar a situações de agressão), ausência de remorso por crueldades e crimes cometidos, comportamento impulsivo e dominante, entre outros critérios. 

É preciso um estudo cuidadoso para diagnosticar se alguém é de fato psicopata, mas a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa observou o caso de Guilherme de Pádua e afirmou que enxerga psicopatia nele. 

"Num estudo do caso, você vê no Guilherme todas as características de um psicopata. Todas. Nunca estive com ele, não o examinei. Mas certos crimes somente um psicopata é capaz de cometer", disse ela, em depoimento à série documental Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez, da HBO Max.

Um dos exemplos que ela e outros participantes da série usam para descrever o comportamento absurdo de Pádua é a postura dele na cadeia. Ele não demonstrava se importar com o fato de estar longe do filho e de sua então mulher, a também assassina Paula Thomaz, mas dizia se sentir bem lá. O ex-ator continuava a ser famoso, seu nome estava na mídia, e havia até mulheres que lhe mandavam cartas na prisão e o pediam em casamento. 

"Quando um psicopata entra no sistema carcerário, ele não tem sentimento. Quem não tem sentimento não sofre. Ele vai sempre ter coisa de ser o chefe, o mais famoso. Ele era o mais famoso", complementa Ana Beatriz. 

Gloria Maria, que entrevistou Guilherme de Pádua antes do julgamento dele, em 1997, também tocou na questão da psicopatia. Ela ficou impressionada com a tranquilidade dele. 

"Tudo foi uma surpresa. Por isso eu tenho certeza da psicopatia dele. Eu esperava encontrar uma pessoa assustada, humilde, meio vítima. Encontrar um bonzinho chorando. Mas não", disse a jornalista. 

Gloria Perez, mãe de Daniella, se chocou com um fato narrado por Guilherme de Pádua no livro que ele escreveu: o criminoso contou que, ao chegar em casa após cometer o assassinato, se masturbou, muito excitado com o que havia acontecido.

Em seus depoimentos, a autora fala várias vezes sobre a psicopatia não só de Guilherme, mas também de Paula. Ela e a psiquiatra Ana Beatriz acreditam que o que movia os dois era a ganância por poder. 

"Eu acho que um alimentava o outro, porque os dois tinham sede de poder; um de um poder de estar em frente às câmeras e outro por estar por trás das câmeras. Digo que a sede de poder de quem tá por trás é ainda maior do que quem tá pela frente. O poder da manipulação é maior, de subjugar é maior", afirmou a psiquiatra.

"São dois psicopatas. Infelizmente o caminho da minha filha cruzou com esses dois psicopatas, e ela foi atropelada pela psicopatia, ganância dos dois", lamentou Gloria Perez.

Os cinco episódios de Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez estão disponíveis para assinantes da HBO Max.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.