Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Justiça

Erika Januza vai à polícia denunciar racistas: 'Não podem se esconder'

Fabiano Battaglin/Gshow

A atriz Erika Januza, que vem sofrendo ataques racistas em redes sociais: ela quer punição - Fabiano Battaglin/Gshow

A atriz Erika Januza, que vem sofrendo ataques racistas em redes sociais: ela quer punição

REDAÇÃO

Publicado em 25/11/2018 - 8h39

Erika Januza decidiu entrar na Justiça contra pessoas que têm enviado a ela insultos racistas por redes sociais e email. A atriz de 33 anos começou a receber uma onda de ataques no fim de outubro, e agora juntou todas as evidências e levou à polícia. Após a abertura de inquérito, ela quer que os responsáveis sejam punidos.

"Já vinha lendo ofensas nas redes sociais e, de umas três semanas para cá, passei a receber também por email. Já foram uns 20, de remetentes diferentes, mas que, pelo teor, parecem vir da mesma pessoa. Juntei tudo e levei à delegacia", contou em entrevista ao jornal O Globo.

"Fui muito bem atendida pelos policiais e também estou contando com a ajuda de um advogado, que irá acompanhar o processo para mim. Meu desejo é encontrar os responsáveis e mostrar que eles que não podem se esconder atrás de nomes falsos na internet", afirmou.

Erika já declarou em suas próprias redes sociais e ao Notícias da TV que sofreu com preconceito algumas vezes, mas os ataques a que se refere agora vêm acontecendo desde outubro, quando uma internauta se referiu a ela como "negros fedidos" num post de Caio Paduan no Instagram (ele fez par romântico com Erika em O Outro Lado do Paraíso). 

Ela disse que o ator também levou o caso à polícia, mas os ataques continuaram. Erika declarou que se entristeceu com isso, porém enquanto mulher negra supera o preconceito todos os dias.

"Esse tipo de comportamento das pessoas sempre me revolta muito. O desejo de ação é sempre maior em mim que o de tristeza. Vontade de fazer alguma coisa para resolver, vontade de falar, desabafar. Mostrar às outras pessoas que dizem que racismo não existe e que é 'mimimi' que ele existe, sim. Acontece todos os dias", a atriz falou ao Gshow na quarta (20).

O inquérito ainda não foi concluído, mas Erika espera que a repercussão da situação que enfrenta sirva de estímulo para que outras pessoas não aceitem o racismo caladas e denunciem. 

"Acho que falar e mostrar que fiz a denúncia ajuda os outros a enxergarem que é possível. Muita gente acha que é mais fácil para os famosos. Mas o crime é o mesmo para todos. A delegacia está aberta a qualquer cidadão. Peço que as pessoas tenham coragem e denunciem. Quem tem que temer é aquele que comete o crime", disse ao O Globo.

Dança dos Famosos
Ao mesmo tempo em que lida com questões judiciais, a atriz se prepara para mais uma etapa da Dança dos Famosos. Ela é uma das semifinalistas do quadro do Domingão do Faustão.

O próximo ritmo que Erika enfrentará será o pasodoble, que ela considera bastante técnico, estranho e, consequentemente, difícil. Além da coreografia, a atriz também tem de lidar com o nervosismo.

"Eu estava apreensiva. Mas a minha competição é comigo mesma, não com os outros participantes. Somos muito amigos, então, no momento das apresentações, minha vontade é que todos se saiam bem. Não tem o clima negativo de disputa. Nem comemorei quando vi que tinha continuado no quadro, porque outros três casais deixaram o programa", contou, sobre sua última apresentação.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.