Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

My Brilliant Friend

Vaga na série do ano é 20 vezes mais disputada do que vestibular de Medicina

Imagens: Divulgação/HBO

As atrizes mirins Ludovica Nasti e Elisa del Genio em imagem do primeiro episódio de My Brilliant Friend - Imagens: Divulgação/HBO

As atrizes mirins Ludovica Nasti e Elisa del Genio em imagem do primeiro episódio de My Brilliant Friend

JOÃO DA PAZ

Publicado em 25/11/2018 - 7h08

A HBO caprichou na adaptação do best-seller A Amiga Genial, escrito por Elena Ferrante. Para escolher as atrizes protagonistas de My Brilliant Friend, série que estreia neste domingo (25), foram testadas 9 mil crianças italianas em oito meses e só quatro foram escolhidas. Obter uma vaga nesse elenco é 20 vezes mais difícil do que passar no vestibular de Medicina da USP. Tanto esmero com detalhes trouxe resultados impressionantes.

A atração já estreia como a melhor série novata do ano, de acordo com os críticos norte-americanos. No site Metacritic, que compila resenhas dos principais veículos dos Estados Unidos, My Brilliant Friend recebeu nota 86 (de um máximo de 100), superando as quatro atrações que até então estavam empatadas na liderança com nota 83: Barry, Sorry for Your Loss, Killing Eve e Homecoming.

Tratado como uma busca por diamantes, o processo de escolha das protagonistas foi árduo porque a série conta a história de uma amizade de mais de meio século entre duas mulheres, que teve início quando elas ainda eram crianças. Definir as meninas era fundamental, porque a partir delas foram escolhidas as mais velhas. Todas precisavam ser muito parecidas, como se fossem a mesma pessoa.

Também era necessário encontrar meninas familiarizadas com um dialeto específico napolitano, falado no sul da Itália. Ter experiência como atriz pouco importava, tanto que das quatro selecionadas, só uma passou por escola de artes cênicas.

As personagens se chamam Elena e Lila. As versões mirins ficaram com Elisa del Genio (11 anos) e Ludovica Nasti (12 anos), respectivamente. Já as adolescentes são interpretadas por Margherita Mazzucco (16 anos) e Gaia Girace (15 anos, a única que já tinha algum conhecimento sobre atuação). O "garimpo" da produção impressiona pela semelhança entre as escolhidas.

E, bem dirigidas, elas arrasam ao dar vida às personagens. Elena é toda certinha, estudiosa e sempre bem arrumada. Lila é o oposto: usa vestidos surrados, é desbocada e dá pouca bola à escola, embora tenha o dom de desenhar, escrever e resolver de cabeça contas de matemática complexas; coisas de uma menina genial.

As versões criança e adolescente de Lila (à esq.) e Elena; e aí, são parecidas uma com a outra?

Nada é à toa
Ao conhecer os detalhes de produção de uma série, percebe-se o motivo pelo qual uma atração é grandiosa, impossível de ser comparada a outras. Dá para afirmar que a primeira temporada de My Brilliant Friend reproduz fielmente cerca de 90% de cada descrição do livro Amiga Genial, o primeiro da tetralogia de Elena Ferrante. Assistir à série é como folhear cada página da obra.

Violento e visceral, o drama é ambientado na Itália pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), nos anos 1950, em um bairro pobre de Nápoles. A equipe achou uma fábrica abandonada na província de Caserta, ao norte da cidade napolitana, e trabalhou durante quatro meses ininterruptos para criar a praça, a igreja, os apartamentos e os comércios retratados no livro. No total, são 14 prédios.

Cada detalhe passou pelo olhar da autora, mesmo ela não dando as caras. É que Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, que ninguém nunca viu; há mais de 20 anos ela faz sucesso, sem abrir mão do anonimato.

Mas Elena participou de todo o processo. O diretor Saverio Costanzo mandava trechos da série por email para ela ver e avaliar. A escritora aprovou até o visual das bonecas com que as crianças protagonistas brincam no primeiro episódio.

Nem as pessoas que estão na série apenas para povoar o bairro foram tratadas de qualquer jeito. O processo foi rigoroso até para os 5 mil figurantes presentes na primeira temporada, que conta com nada menos do que 150 atores.

Elisa del Genio e Ludovica Nasti sentadas no banquinho da praça, cercada por vários prédios

Vai ter segunda temporada?
Elena Ferrante narrou a amizade de Elena e Lila em quatro livros, que venderam mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. A ideia é que cada obra vire uma temporada, mas a HBO ainda não anunciou a produção de um segundo ano.

O canal exibirá My Brilliant Friend aos domingos e segundas, sempre às 22h. A primeira temporada é composta de oito capítulos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.