HOMENAGENS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Claudia Jimenez em cena como a inesquecível Edileuza, empregada doméstica de Sai de Baixo
Claudia Jimenez morreu aos 63 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca, neste sábado (20). A atriz eternizou seu nome na televisão e no teatro com personagens irreverentes e inesquecíveis, como a Edileuza, de Sai de Baixo (1996-2002). Nas redes sociais, o elenco da série que fez história na TV lamentou a morte de Claudia e também relembrou momentos especiais ao lado da artista.
Em publicação no Instagram, Miguel Falabella agradeceu a presença de Claudia em sua vida artística e pessoal. "Agora, estou deitado, passando um filme na minha cabeça, tentando me agarrar às tantas gargalhadas que demos, ao prazer de atuar juntos, ao seu único e irreproduzível tempo de comédia. Hoje todas as homenagens são suas e os refletores de todos os teatros do Brasil reluzem para você. Obrigado por ter caminhado a meu lado nesta passagem", comentou o ator.
Tom Cavalcante também fez questão de registrar sua homenagem à humorista. "Soube agora da sua partida! É sempre assim a indesejável da morte chega sem avisar. Estou profundamente triste e aqui parado escrevendo meu texto de despedida com lágrimas nos olhos e com aquela vontade enorme de te ligar, ouvir sua voz, rirmos juntos, como sempre para ao final vermos que tudo não passou de mais uma pegadinha daquelas que o Ribamar aprontava com a sua eterna Edileuza", escreveu ele.
Para Marisa Orth, o talento da amiga era único e imbatível. "Claudia. A melhor comediante de todas. A mais engraçada. Pessoa seríssima, comprometida, jamais imaginariam que dentro daquele espetacular deboche morava uma garota ainda, muito sensível e profunda. Te amo, Claudia. Que triste perder você", lamentou.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Claudia Jimenez em Sai de Baixo
Claudia Jimenez interpretou Edileuza, empregada que vivia às turras com o patrão, Caco Antibes (Miguel Falabella). Além disso, a personagem tinha um romance com Ribamar (Tom Cavalcante), o porteiro do fictício condomínio no Largo do Arouche, em São Paulo.
Entre os seus bordões mais repetidos, estava o "Alô? Ai, meu Deus" ao atender o telefone da residência de Seu Vavá (Luis Gustavo), o patriarca da família.
Além de Claudia e Luis Gustavo (1934-2021), outros artistas que integravam o elenco do humorístico já morreram. Marcia Cabrita (1964-2017), que interpretou Neide, a sucessora de Edileuza na série, partiu aos 53 anos em 2017 em decorrência de um câncer de ovário. A personagem de Marcia esteve presente no sitcom até 2010, quando cedeu seu lugar para Claudia Rodrigues.
Posteriormente, quando Ribamar deixou a atração, foi Ataíde, vivido por Luiz Carlos Tourinho (1964-2008), que ocupou o posto de porteiro na trama. Em 2008, o ator morreu aos 43 anos vítima de um aneurisma cerebral.
Idealizado por Luis Gustavo e Daniel Filho, o programa era gravado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, e transmitido ao vivo nas noites de domingo na Globo. Com referências à Família Trapo (1967-1971), Sai de Baixo apresentava um humor popular e a química entre os atores chamava a atenção.
Em 2019, foi lançado Sai de Baixo - O Filme, com roteiro de Miguel Falabella e direção de Cris D'Amato. No longa, a família deixa o apartamento na capital paulista e se aventura em uma viagem para Foz do Iguaçu, no Paraná. Neste domingo (21), a Globo vai exibir um especial do humorístico para homenageá-la.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Aracy Balabanian
Claudia Jimenez
Claudia Rodrigues
Luis Gustavo
Marcia Cabrita
Marisa Orth
Miguel Falabella
Sai de Baixo
Tom Cavalcante
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.