Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGENS

Elenco de Sai de Baixo se despede de Claudia Jimenez: 'Eterna Edileuza'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Claudia Jimenez em cena no Sai de Baixo

Claudia Jimenez em cena como a inesquecível Edileuza, empregada doméstica de Sai de Baixo

GABRIEL MENEGHELLI

gabriel@noticiasdatv.com

Publicado em 20/8/2022 - 15h48

Claudia Jimenez morreu aos 63 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca, neste sábado (20). A atriz eternizou seu nome na televisão e no teatro com personagens irreverentes e inesquecíveis, como a Edileuza, de Sai de Baixo (1996-2002). Nas redes sociais, o elenco da série que fez história na TV lamentou a morte de Claudia e também relembrou momentos especiais ao lado da artista. 

Em publicação no Instagram, Miguel Falabella agradeceu a presença de Claudia em sua vida artística e pessoal. "Agora, estou deitado, passando um filme na minha cabeça, tentando me agarrar às tantas gargalhadas que demos, ao prazer de atuar juntos, ao seu único e irreproduzível tempo de comédia. Hoje todas as homenagens são suas e os refletores de todos os teatros do Brasil reluzem para você. Obrigado por ter caminhado a meu lado nesta passagem", comentou o ator. 

Tom Cavalcante também fez questão de registrar sua homenagem à humorista. "Soube agora da sua partida! É sempre assim a indesejável da morte chega sem avisar. Estou profundamente triste e aqui parado escrevendo meu texto de despedida com lágrimas nos olhos e com aquela vontade enorme de te ligar, ouvir sua voz, rirmos juntos, como sempre para ao final vermos que tudo não passou de mais uma pegadinha daquelas que o Ribamar aprontava com a sua eterna Edileuza", escreveu ele. 

Para Marisa Orth, o talento da amiga era único e imbatível. "Claudia. A melhor comediante de todas. A mais engraçada. Pessoa seríssima, comprometida, jamais imaginariam que dentro daquele espetacular deboche morava uma garota ainda, muito sensível e profunda. Te amo, Claudia. Que triste perder você", lamentou.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Claudia Jimenez em Sai de Baixo

Claudia Jimenez em Sai de Baixo

Sai de Baixo

Claudia Jimenez interpretou Edileuza, empregada que vivia às turras com o patrão, Caco Antibes (Miguel Falabella). Além disso, a personagem tinha um romance com Ribamar (Tom Cavalcante), o porteiro do fictício condomínio no Largo do Arouche, em São Paulo.

Entre os seus bordões mais repetidos, estava o "Alô? Ai, meu Deus" ao atender o telefone da residência de Seu Vavá (Luis Gustavo), o patriarca da família. 

Além de Claudia e Luis Gustavo (1934-2021), outros artistas que integravam o elenco do humorístico já morreram. Marcia Cabrita (1964-2017), que interpretou Neide, a sucessora de Edileuza na série, partiu aos 53 anos em 2017 em decorrência de um câncer de ovário. A personagem de Marcia esteve presente no sitcom até 2010, quando cedeu seu lugar para Claudia Rodrigues.

Posteriormente, quando Ribamar deixou a atração, foi Ataíde, vivido por Luiz Carlos Tourinho (1964-2008), que ocupou o posto de porteiro na trama. Em 2008, o ator morreu aos 43 anos vítima de um aneurisma cerebral. 

Idealizado por Luis Gustavo e Daniel Filho, o programa era gravado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, e transmitido ao vivo nas noites de domingo na Globo. Com referências à Família Trapo (1967-1971), Sai de Baixo apresentava um humor popular e a química entre os atores chamava a atenção. 

Em 2019, foi lançado Sai de Baixo - O Filme, com roteiro de Miguel Falabella e direção de Cris D'Amato. No longa, a família deixa o apartamento na capital paulista e se aventura em uma viagem para Foz do Iguaçu, no Paraná. Neste domingo (21), a Globo vai exibir um especial do humorístico para homenageá-la.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.