Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROBLEMAS NO CORAÇÃO

Causa da morte de Claudia Jimenez aos 63 anos é confirmada pela Globo

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Claudia Jimenez sorridente como a personagem Bibi em série do Fantástico, da Globo

Claudia Jimenez como a personagem Bibi em série do Fantástico; atriz morreu aos 63 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/8/2022 - 13h52
Atualizado em 21/8/2022 - 14h04

Claudia Jimenez morreu aos 63 anos no sábado (20). A atriz estava internada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e sofreu uma insuficiência cardíaca. A causa da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da Globo, emissora na qual a humorista se consagrou, e também informada durante Jornal Hoje e Jornal Nacional.

Eternizada como intérprete de Dona Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo (1990-1995 e 2001), e de Edileuza, do Sai de Baixo (1996-2002), Claudia enfrentou diferentes problemas de saúde desde 1986, quando procurou um médico para curar uma tosse persistente e descobriu que tinha câncer, um tumor maligno no mediastino, atrás do coração.

A artista chegou a ser desenganada, mas se curou da doença. As sessões de radioterapia, porém, causaram outro problema de saúde. Os médicos acreditam que o tratamento pode ter afetado os tecidos do coração, o que a obrigou a fazer pelo menos três cirurgias nos anos seguintes.

Em 1999, ela sofreu um infarto, se submeteu a uma operação e colocou cinco pontes de safena. Em 2012, para a substituição da válvula aórtica, ela fez um novo procedimento cirúrgico. A terceira cirurgia foi em 2014 para um marca-passo, ano em que ela falou o seguinte ao Fantástico:

Quando eu falo para o meu médico: 'Ô, radioterapia desgraçada!'. Aí ele fala: 'Mas se não fosse ela, você já estava há muito tempo lá em cima, né?'. E é verdade, quer dizer, a gente tem sempre que agradecer em vez de reclamar.

"Uma boa parte da vida de Claudia Jimenez foi lutar contra as doenças que teve. Mas em nenhum momento deixou de ter alegria. Alegria que nós tivemos com essa maravilhosa atriz. Descansa agora", escreveu o apresentador Serginho Groisman.

"Eu já sabia que ela estava mal no hospital. Então, uma hora vamos. Mas enfim. Olha que coisa linda, olha o legado dessa garota que venceu todos os preconceitos, venceu todas as dificuldades, se impôs com um talento absurdo. Então merece todas as homenagens", comentou Miguel Falabella, que compareceu ao velório no Rio de Janeiro.

O último trabalho de Claudia na Globo foi na novela Haja Coração (2016), como a hilária Lucrécia Abdala. Durante a pandemia da Covid-19, a trama escrita por Daniel Ortiz foi reapresentada na Globo entre outubro de 2020 e março de 2021.

-> Saiba mais sobre a carreira de Claudia Jimenez

Insuficiência cardíaca

De acordo com o cardiologista Carlos Scherr, diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia, Claudia Jimenez também tinha diabetes, o que costuma influenciar no desenvolvimento de doenças ligadas ao coração. Ele não tratou a atriz, mas recebeu uma consulta informal de Zélia Duncan, que levou o caso da amiga para que ele opinasse:

Me lembro um pouco do caso da Claudia porque quando ela infartou a Zélia Duncan me procurou. Era diabética e infartou, o que é uma cronologia muito comum. Quando o paciente infarta, uma parte do músculo do coração morre. É uma zona que não se recupera mais, como uma cicatriz, e, dependendo do tamanho, prejudica o funcionamento do coração, diminuindo o poder de bombeamento.

Em entrevista ao jornal O Globo no sábado, Scherr ainda explicou que os efeitos nocivos da radioterapia para o coração são menos comuns atualmente, com lesões concentradas. No entanto, a insuficiência cardíaca é um risco recorrente para quem já teve outros problemas.

"Hoje em dia, temos mecanismos, como aparelhos e remédios, que fazem com que pacientes tenham uma qualidade de vida melhor e vivam por mais tempo, mas chega um momento que não são suficientes para manter o coração funcionando adequadamente, podendo levar à morte por insuficiência cardíaca ou arritmia. O fato é que a insuficiência é o que mais faz com que pacientes sejam internados e reinternados no mundo", explicou.

TUDO SOBRE

Claudia Jimenez


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.