Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'TRATADO COMO CACHORRO'

Ex-funcionário processa Claudia Leitte por assédio moral e pede R$ 2,3 milhões

REPRODUÇÃO/RECORD

Claudia Leitte em entrevista na Record

Claudia Leitte é acusada de não seguir leis trabalhistas e contribuir com assédio no trabalho

IVES FERRO E LI LACERDA

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 20/8/2022 - 7h00
Atualizado em 20/8/2022 - 14h01

O percussionista Durval Benicio da Luz Filho pede R$ 2,3 milhões de indenização a Claudia Leitte por assédio moral e falta de direitos trabalhistas durante os 22 anos que trabalhou com ela. Ele alega que desenvolveu surdez nos palcos, colocou a família em risco ao pegar Covid-19 em um dos shows, e passou a ser excluído de apresentações sem aviso prévio. Luz também acusa Luciano Pinto, produtor musical de Claudia, de hostilizá-lo.

Em uma audiência virtual realizada em 15 de agosto, o percussionista apresentou documentos, vídeos e fotos para reforçar sua versão. Claudia não esteve presente, mas foi representada pela advogada Carolina Agostineli Rodrigues e pelo pai, Claudio de Oliveira Inácio.

Notícias da TV teve acesso à descrição da audiência. A defesa da cantora pediu que o prazo para a apresentação de provas da artista fosse estendido para mais 48 horas (excedido em 17 de agosto).

Um dos documentos apresentados pelo músico é um exame de audiometria, que atesta a surdez parcial dele em decorrência do trabalho. A voz de Baldin de Gelo contestou a prova com repertórios de shows entre 2016 e 2018, para demonstrar que o ex-funcionário não participava de todas as apresentações como alega.

Hostilização no trabalho

Durval Luz conta ao Notícias da TV que trabalhou com Claudia Leitte de 2001 a 2008 na banda Babado Novo, e seguiu na equipe de carreira solo. Os problemas teriam começado com atitudes hostis de Luciano Pinto, diretor musical dela. Luz afirma que o empresário o prejudicou com ameaças veladas. Ele diz que alertou Claudia, mas nada foi feito.

"Fui muito seduzido, hostilizado, no local de trabalho. 'Se você não fizesse aquilo, iria sair'. Tudo ela sabe, porque ninguém faz nada na casa dos outros sem saber. A banda toda ficou sem falar comigo", acusa.

Vim desde a época do Babado Novo e fui tratado como cachorro, como lixo, como mendigo. De esquina, de quinta, como se eu não tivesse estudado pra isso. Foi assim que eu fui tratado. Estou reivindicando pela forma que me trataram. [...] Não tenho nada contra ninguém.

Um dos últimos trabalhos de Luz e Claudia juntos foi em dezembro de 2021, na virada do ano. Ele acusa a equipe da cantora de irresponsabilidade por não seguirem protocolos contra a Covid-19.

Em um período pós-pandemia, muitos ficaram sem trabalhar e precisaram retornar o quanto antes às atividades. O resultado, segundo ele, foi uma contaminação em massa do vírus entre os funcionários que estavam em um voo fretado --o caso teria sido abafado para não gerar repercussão.

O ex-funcionário aponta também que em 2018 todos da banda foram obrigados a se cadastrarem como pessoas jurídicas para receberem os pagamentos: "Queriam se resguardar pra dizer que não tinham vínculo empregatício", acusa o ex-funcionário.

Teve coisas de Claudia e Luciano que eu fui coagido. Ele me causa pesadelo até hoje. Esse cara colocou a minha parte psicológica em um lugar que nunca mais vai ser a mesma. Esse cara me colocou o terror.

"Na audiência eles disseram 'não temos interesse em fazer nenhum acordo'. Querem provar que eu era um freelancer. Que freelancer é esse que fica 22 anos?", dispara o percussionista.

Outro lado

Notícias da TV procurou Claudia Leitte pela sua assessoria de imprensa. A comunicação da artista informou que "o processo corre em segredo de Justiça". Caroline Agostineli, advogada de Claudia, foi procurada, mas não atendeu às ligações nem mensagens.

O conteúdo do e-mail enviado pela reportagem para a equipe da cantora durante a apuração, no dia 17 de agosto, foi usado no documento da defesa, emitido na sexta (19), para pedir segredo de Justiça "a fim de não desvirtuar a finalidade real da demanda para um show de difamação e autopromoção".

O juiz que atua no caso acatou o pedido de segredo de Justiça, mas nenhuma das partes foi citada até a publicação deste texto. A decisão deverá ser publicada nos próximos dias no DOU (Diário Oficial da União). Caso haja contestação por parte da defesa de Durval, eles poderão apresentar recurso.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.