HOMENAGEM
DIVULGAÇÃO/GLOBO
Claudia Jimenez como Edileuza no Sai de Baixo (1996-2002): Globo reprisa programa em homenagem
A Globo vai reprisar neste domingo (21), logo após o Fantástico, um episódio do programa Sai de Baixo (1996-2002) para homenagear a atriz e comediante Claudia Jimenez, que morreu neste sábado (20) no Rio de Janeiro devido a problemas no coração por causa de um câncer no tórax. Com isso, o humorístico Vai Que Cola, que ocupa a faixa, será cancelado neste fim de semana.
A informação foi confirmada pela emissora dentro do programa É de Casa, apresentado por Maria Beltrão, Thiago Oliveira, Thalita Morete e Rita Batista nas manhãs de sábado. O episódio que será reprisado pela Globo não foi informado, mas será da primeira temporada, a única que teve Claudia no elenco fixo.
Em setembro de 2021, a Globo colocou Sai de Baixo no mesmo horário para homenagear Luís Gustavo (1934-2021), que morreu no ano passado, decorrente de uma luta contra o câncer no intestino.
Coincidentemente, o humorístico era exibido justamente após o jornalístico nas noites de domingo. A atração foi idealizada por Daniel Filho juntamente ao próprio Luís, que também deu vida a um dos seus principais personagens, o tio Vavá --chefe de uma família disfuncional e síndico de um edifício no Largo do Arouche, na região central de São Paulo.
No Sai de Baixo, Claudia Jimenez vivia a empregada desbocada Edileuza, que cuidava do apartamento de Vavá e vivia sofrendo com os desmandos de Caco Antibes (Miguel Falabella). No entanto, as piadas com o peso de Claudia causaram problemas nos bastidores.
Inconformada com o preconceito que sofria por ser gorda e após brigar nos bastidores com os escritores, Claudia foi demitida da atração logo no seu primeiro ano, quando o humorístico estava no auge de popularidade. "Eu acho que o meu grande erro foi tentar modificar as coisas com as quais eu não concordava", disse a artista em 1997 após a saída.
Ela voltaria a reprisar o papel em uma versão para o cinema, intitulada Sai de Baixo: O Filme (2019). No entanto, após ler o roteiro do filme, acabou desistindo por não ter conseguido superar o que passou nos bastidores do programa. Em seu lugar, Cacau Protasio foi convocada.
A atriz Claudia Jimenez morreu no início da manhã deste sábado (20) no Rio de Janeiro. Ela tinha 63 anos, estava internada no hospital Samaritano e enfrentava um tratamento contra um câncer no tórax. A causa da morte ainda não foi informada. O velório teve início às 12h no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, e está previsto para ser encerrado às 16h30.
Um dos primeiros a fazer uma homenagem à artista foi o humorista Miguel Falabella: "A nós, resta a saudade e a responsabilidade de manter viva a memória do seu imenso talento! Te amo! Descanse em paz".
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.