LUTO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Guilherme e Reynaldo Boury; diretor de novelas de sucesso não teve causa da morte divulgada
Reynaldo da Costa Boury morreu aos 90 anos em decorrência de um choque séptico na madrugada deste domingo (25). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ator do SBT, Guilherme Boury confirmou a partida do avô no Instagram. O diretor trabalhou nos últimos anos nas novelas infantis As Aventuras de Poliana (2018), e Cúmplices de um Resgate (2015), mas foi funcionário da Globo durante 41 anos.
Em nota, o SBT lamentou a morte e citou a importância do veterano para a emissora. "Grande diretor, querido colega de trabalho e amigo. Desejamos que Deus conforte sua família neste momento, e temos certeza que seus trabalhos serão sempre lembrados com grande afetividade por todo o público brasileiro que acompanha desde sempre as novelas dirigidas por ele", afirmaram.
Margarida Boury, filha do diretor, informou que a cerimônia de despedida acontece no Cemitério Parque dos Ipês, em Itapecerica da Serra, em São Paulo. "Pai amado. Uma tristeza infinita", lamentou ela.
"Hoje o Céu está em festa, mas nós aqui estamos muito tristes e desolados, queria tanto te dar um último abraço, mas na vida as coisas não acontecem como queremos. Deus está no comando, e Ele quis assim. Estou distante da família, com o coração apertado e dolorido, descanse em paz, vovô", escreveu o neto do veterano.
Sophia Valverde, estrela das novelas mirins e intérprete de Poliana em Poliana Moça, lamentou a perda em seu Instagram. A atriz de 17 anos contou que o último encontro com Boury foi numa pizzaria, onde ele a emocionou com palavras carinhosas sobre seu futuro profissional. "Ele me orientava para tentar sempre ser uma atriz melhor", desabafou ela.
"Não tenho nem muitas palavras, porque quando me lembro dele, só tenho gratidão por ter podido trabalhar com ele em três novelas e honra porque ele é o melhor! Ser dirigida por ele e escolhida por ele só me fez ter mais respeito, amor e profissionalismo no meu trabalho. Todos perdem com a sua ida: a família, eu, SBT, as novelas", afirmou Sophia.
Reynaldo Boury tem no currículo folhetins de sucesso da Globo, como Selva de Pedra (1972), Sinhá Moça (1986) e Tieta (1989). Também foi responsável pelas duas versões de Irmãos Coragem, exibidas em 1970 e 1995.
Ele começou sua carreira na TV como cinegrafista na TV Tupi (1950-1980). Estreou como diretor na TV Excelsior (1960-1970), na novela Ambição (1964).
Boury fez história na televisão por dirigir uma das maiores novela de todos os tempos, Redenção (1966), da Excelsior, que teve 596 capítulos e permaneceu no ar durante dois anos na faixa das 19h.
Na Globo, começou com Assim na Terra como no Céu (1970) e permaneceu na emissora até 2010, ano em que foi contratado pelo SBT para dirigir Amor e Revolução (2011), de Tiago Santiago. Ele substituiu o diretor Del Rangel, demitido da empresa de Silvio Santos, na direção de Carrossel.
Confira as postagens:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.