Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA BIENAL DO LIVRO

Claudia Raia confessa incômodo por estereótipo de gostosona na TV

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Claudia Raia vestida de branco e dourado

Claudia Raia em foto publicada no Instagram; atriz confessou que se incomodava em ser enaltecida só pela beleza

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/12/2020 - 19h50

Claudia Raia participou de um painel virtual na Bienal do Livro de São Paulo nesta sexta-feira (11) para falar sobre Sempre Raia Um Novo Dia, seu livro de memórias recém-lançado. Ela revisitou parte de sua carreira na conversa e confessou que se incomodava muito em ser enaltecida apenas pela beleza no começo da carreira. 

Na live com Rosana Hermann, que escreveu o livro junto com Raia, e Thiago Guimarães, youtuber do canal Ora Thiago, a atriz, de 53 anos, relembrou a novela Roque Santeiro (1985), a primeira de sua carreira, na qual interpretou a dançarina Ninon.

Naquela época, ela ficou perturbada com o fato de ser vista como símbolo sexual, e durante a conversa enfatizou a dificuldade que teve para ser reconhecida como atriz ao longo de sua trajetória. Aborrecida com o pouco espaço na trama da Globo, a então jovem de 19 anos foi falar com o diretor Paulo Ubiratan (1947-1998).

"Eu vim aqui perguntar se fazer novela é só mostrar a bunda", recordou a atriz. Ela contou que ouviu uma resposta machista, mas não desanimou e concentrou esforços para descontruir esse estereótipo de gostosona. Tanto que, na sequência de sua carreira, recusou um papel de prostituta em outra novela. 

"Fui indo e pegando alguns atalhos. Não abandonando a porta pela qual eu tinha entrado, que era pela beleza, mas fui me reinventando, aprendendo e mostrando que eu tinha outros talentos", destacou.

"Eu fui lutando, desde cedo. É uma coisa da minha personalidade. Nunca gosto da minha zona de conforto. Sempre quero uma coisa que me comova, me mova. Uma inquietude minha", completou a veterana. 

Hermann exaltou a carreira e a vida de Raia, muito intensas, segundo ela. "A Claudia viveu 90 anos em 50. Viveu muito intensamente, fazendo muita coisa ao mesmo tempo. Ela fez a opção de ser essa grande atriz", disse a roteirista.

Questionada sobre como se vê daqui a 30 anos, Claudia brincou: "Vamos segurar a nossa onda, que a gente quer chegar aos 110", disse. "Quero morrer no palco. É a minha cara. Muito teatral, com todo mundo aplaudindo. Muito lindo. Já falei para meus amigos fazerem um grande evento quando eu desencarnar. Uma grande celebração", encerrou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.