Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

METAGAMING

Com quatro dias no ar, Loading sofre demissão em massa; equipe acusa censura

Reprodução/Instagram

Chandy Teixeira e parte dos integrantes do Metagaming em foto publicada no Instagram

Chandy Teixeira e parte dos integrantes do Metagaming; equipe pediu demissão após acusação de censura

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/12/2020 - 15h51
Atualizado em 11/12/2020 - 19h45

Com apenas quatro dias no ar, a Loading, voltada para o público jovem que curte games e cultura pop, sofreu uma grande baixa. Toda a equipe do Metagaming, programa que abordava o universo dos e-sports e jogos eletrônicos no geral, foi demitida na manhã desta sexta-feira (11). O grupo de 12 pessoas alega censura por parte da direção do canal.

De acordo com fontes do Notícias da TV, a edição do programa exibido na quinta (10) exibiu reportagens que incomodaram os parceiros comerciais da Loading. Como resposta, a chefia do canal barrou o conteúdo que estava em produção.

Ao tomar conhecimento que os 12 integrantes do programa, os executivos do canal decidiram se antecipar. Na manhã desta sexta, uma reunião foi realizada e os desligamentos foram anunciados.

Nas redes sociais, os ex-integrantes do Metagaming anunciaram o pedido de demissão em massa. Apesar de não afirmarem nas mensagens a censura ao programa, alguns publicaram, de forma irônica, receitas de bolo junto aos relatos.

A publicação destas receitas era uma atitude comum dos jornais na época da Ditaduta Militar (1964-1985) no Brasil para passar pela censura imposta pelos militares. A inclusão destes textos nas mensagens de demissão sugerem ainda mais um atrito entre direção e equipe.

"A partir de hoje não faço mais parte da Loading", escreveu Chandy Teixeira, ex-repórter do Grupo Globo e que deixou a emissora para aparesentar o Metagaming.

"Eu e toda a redação de e-sports deixamos o Metagaming. Jamais sacrificaria meu nome, minha história e o que acredito como jornalismo em nome de um cargo ou posição de destaque. Toda minha carreira fui defensor do jornalismo. E não poderia falhar quando fosse eu mesmo. Faço jornalismo com a missão de ser um vigilante social É obrigação de todo jornalista tocar em temas espinhosos e contestar o status quo. Quando enxergo que não tenho essa liberdade, é melhor ir para casa", continuou ele.

Texeira concluiu dizendo que acredita na produção de um bom jornalismo de games feito com maturidade e inteligência. Ele afirma que o salário compra sua força de trabalho, mas que isso não se aplica à sua alma e dignidade.

Horas depois da saída da equipe do Metagaming, os jornalistas Diego Toboco, Ravena Dutra e Gustavo Docil, que estavam encarregados da narração e comentários da Liga Loading de E-sports, deixaram a atração por solidariedade dos ex-colegas.

O Notícias da TV entrou em contato com o canal em busca de um posicionamento oficial. Em comunicado, a Loading justifica as saídas por um "desalinhamento no posicionamento" entre a emissora e o time editorial do Metagaming e agradece a colaboração da equipe neste início do trabalho.

Veja a íntegra da nota:

"Devido ao desalinhamento entre o posicionamento da Loading, focado em entretenimento, e o time editorial do programa Metagaming, decidimos reestruturar a atração.

Importante frisar que o core da Loading é o entretenimento e a agenda positiva. Dessa forma, buscaremos entregar conteúdos que engrandeçam ainda mais o Esports, porém com a linha editorial focada no entretenimento.

Agradecemos publicamente todo o time do Metagaming que dividiu conosco esses últimos meses, inclusive a incrível estreia. Seguimos em caminhos diferentes, mas com a certeza da competência e do sucesso de todos vocês. Obrigado por fazerem parte da nossa história."

Confira abaixo o texto de Chandy na íntegra:


Veja também os integrantes da equipe do Metagaming se manifestando sobre a demissão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.