Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Feita às pressas, Tieta substituiu novela vetada por excesso de drama

Bazilio Calazans/TV Globo

Cássio Gabus Mendes e Betty Faria em cena de Tieta, de 1989; atriz fez duas novelas na sequência - Bazilio Calazans/TV Globo

Cássio Gabus Mendes e Betty Faria em cena de Tieta, de 1989; atriz fez duas novelas na sequência

THELL DE CASTRO

Publicado em 7/12/2014 - 6h12

Um dos grandes sucessos da história da teledramaturgia da Rede Globo foi a adaptação de Tieta do Agreste, de Jorge Amado, em 1989. Produzida às pressas, Tieta entrou no lugar de Barriga de Aluguel, que seria a substituta de O Salvador da Pátria, mas teve sua produção suspensa por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, então diretor-geral da emissora. Boni alegou que a trama tinha excesso de drama e que queria uma história mais leve. Ironicamente, a novela de Glória Perez foi produzida no horário das 18h em 1990, com grande sucesso.

Adaptar o romance de Amado era um sonho antigo da emissora. A primeira tentativa de produção foi em 1986. Seria uma minissérie de Doc Comparato, mas, de acordo com o Jornal do Brasil de 14 de setembro de 1986, a procuradora do autor pediu US$ 160 mil pelos direitos, e a emissora achou caro demais. Para efeito de comparação, por Tenda dos Milagres, produzida em 1985, foram desembolsados US$ 15 mil.

O mesmo JB, em 7 de março de 1989, informou que a emissora adquiriu os direitos e que Betty Faria, que intermediou a negociação diretamente com Jorge Amado, viveria a personagem principal. Certa vez, o diretor Daniel Filho contou que encontrou o escritor em Paris, em 1974, quando escrevia a obra. Amado disse que, se um dia fosse adaptada para a televisão, queria ver a atriz como a personagem-título.

Com a novela, a Globo queria recuperar seu prestígio, abalado após problemas com a trama anterior, O Salvador da Pátria, que, apesar de alcançar médias de 60 pontos no Ibope, foi criticada até por Roberto Marinho.

A trama estreou dia 14 de agosto de 1989 e, além da protagonista, trazia nomes do quilate de Joana Fomm, que viveu a impagável vilã Perpétua, Yoná Magalhães, Reginaldo Faria, José Mayer, Paulo Betti, Arlete Salles e Cássio Gabus Mendes, entre outros.

Joana Fomm como Perpétua, a vilã de Tieta, novela de 1989 que atingiu 70 pontos no Ibope

Mudanças na história

Ao jornal O Dia de 9 de julho de 1989, Aguinaldo Silva contou que escreveu os seis primeiros capítulos de Tieta sozinho, “porque era preciso encontrar a fórmula e a linha do texto. Do sétimo em diante é que eu, a Ana [Maria Moretzsohn] e o Ricardo [Linhares] passamos a dividir o trabalho”.

No livro, a história é contada pelos próprios personagens depois que Tieta volta a Santana do Agreste. Na novela, foi feito diferente. “As histórias acontecem mesmo até a volta de Tieta. Com isso ganhei 18 capítulos, o tempo que Betty Faria precisava para acabar O Salvador da Pátria. E só depois disso ela entra no ar”, disse.

À Folha de S.Paulo de 25 de junho de 1989, Silva contou que, ao contrário do livro, a heroína teria um final feliz. “Isso frustraria o público”, afirmou o autor. "Para alongar a história, ele fundiu personagens, criou outros e levantou núcleos apenas esboçados por Jorge Amado que, na opinião dele, vai ficar satisfeito com o resultado, mesmo com a mudança do final. 'Jorge vai me desculpar, mas essa licença eu vou tomar. Até porque ele é talentoso demais para sentir ciúmes do meu final', disse”.

Abertura

Outro marco de Tieta é a abertura, produzida por Hans Donner. “Quem já viu a abertura de Tieta garante que está uma maravilha. Na telinha, aparece uma mulher escultural, nua em pelo, encostada num coqueiro. De repente, um efeito especial distorce a imagem e a transforma numa serpente”, antecipou o Jornal do Brasil de 9 de agosto de 1989. A letra do tema de abertura é de Boni, que já havia feito isso em outras produções, como Que Rei Sou Eu? e Fantástico.

Exibida até 31 de março de 1990, com 196 capítulos, Tieta também foi sucesso de crítica. E seus últimos capítulos ultrapassaram nada menos que a casa dos 70 pontos.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.