SEBASTIÃO VASCONCELOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ali (Stênio Garcia) e Abdul (Sebastião Vasconcelos) em O Clone; trama marcou Vasconcelos na Globo
Fora da Globo após quase 40 anos de trabalho na emissora, Sebastião Vasconcelos sentiu um golpe com sua demissão. O ator, que morreu em 2013, aos 86 anos, se entregou a uma forte depressão depois de ficar sem trabalho. "Ele se recusava a tomar os remédios e até a comer", revelou Vilma Costa, viúva do artista, meses antes da morte dele por parada cardiorrespiratória.
Lembrado por diversos papéis nas novelas como o Tio Abdul de O Clone (2001), Floriano de Mulheres de Areia (1993), João do Piano de Felicidade (1991), Zé Esteves de Tieta (1989) e Sessé de Selva de Pedra (1986), Sebastião Vasconcelos participou de 25 tramas da Globo, além de séries e minisséries.
Antes de encerrar a parceria de quase 40 anos na casa, o ator apenas havia atuado fora de lá em Tempo de Viver (1972), na TV Tupi (1950-1980) e em Chapadão do Bugre (1988), na Band, além de sua estreia em Cabocla (1959), na extinta TV Rio (1955-1977).
Sem contrato e sem convites desde o remake de Cabocla (2004), Vasconcelos passou a enfrentar um duro momento em sua vida. Além de um Parkinson, diagnosticado durante as gravações de O Clone, o ator havia descoberto também um enfisema pulmonar. Ele fez seus últimos trabalhos na TV, em Caminhos do Coração (2007) e Os Mutantes (2008), na Record.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O ator com Gloria Pires em Mulheres de Areia
Casada com Sebastião Vasconcelos durante 54 anos, Vilma Costa declarou, em entrevista ao portal UOL, em 2013, que a depressão o fez desistir de lutar contra suas doenças. "Sebastião andava muito triste e rebelde. Desde o início desse ano, ele se recusava a tomar os remédios e até a comer. Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho, e aí resolvemos interná-lo", disse.
A falta de trabalhos e o fim da parceria com a Globo foram os principais motivos para que ele se entregasse, segundo Vilma. "Isso para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato. Fez uns trabalhos aqui, outros ali, mas não era a mesma coisa", avaliou.
Nascido em Pocinhos, no interior da Paraíba, Sebastião Vasconcelos ajudou a fundar o Teatro Universitário em Recife (PE). No Rio de Janeiro, integrou a Companhia de Teatro Tônia-Celi-Autran e fez parte do elenco de peças como Otelo e A Viúva Astuciosa, espetáculo que lhe rendeu o prêmio de ator coadjuvante pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais.
Por sua carreira no teatro ele também foi contemplado com o prêmio Governador do Estado por seu papel em A Beata Maria do Egito. No cinema, Vasconcelos rodou oito filmes, sendo um deles Um Caso de Polícia (1959), longa de Carla Civelli, que nunca foi lançado comercialmente.
REPRODUÇÃO/RECORD
Vasconcelos em Caminhos do Coração
Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Listen to "#119 - Travessia começa com fuga, traição e confusão!" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.