OS DEZ MANDAMENTOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Letícia Colin como Vivi em Chamas da Vida; novela será substituída por Os Dez Mandamentos
Abalada pela baixa audiência de Reis, a Record "ressuscitará" um de seus maiores sucessos para tentar o milagre da multiplicação no Ibope. Os Dez Mandamentos (2015), folhetim bíblico que mais angariou público, substituirá Chamas da Vida (2008) no período da tarde. Ainda não há previsão de estreia.
Com a reexibição, a emissora deve lembrar os espectadores do que as tramas bíblicas têm de melhor e, quem sabe, levá-los a acompanhar o principal produto dramatúrgico da empresa --que sofre com números baixos no horário nobre. A aposta é tão alta que a novela será reapresentada na íntegra, com 242 capítulos.
Será a quinta apresentação do folhetim --a terceira em menos de um ano. Em janeiro, o folhetim esteve no especial A Bíblia (2021), compacto que resume todas as novelas do gênero produzidas nos últimos anos. Os principais acontecimentos de Os Dez Mandamentos foram exibidos em cerca de quatro semanas.
O folhetim protagonizado por Guilherme Winter e Camila Rodrigues também estreou em março na Rede Família, uma "irmã" da rede de Edir Macedo, que pode ser sintonizada na TV aberta em algumas cidades do país. A TV Brasil, canal mantido pelo governo federal, é outra que tentou surfar no sucesso da trama --a produção começou a ser apresentada por lá em novembro do ano passado.
A própria Record já apostou em uma reprise, além de ter vendido o folhetim para cerca de 30 países. Tanta insistência pode ser justificada pelo sucesso que a novela fez na exibição original. Um dos capítulos chegou a picos de 31 pontos na Grande São Paulo. Na ocasião, a trama venceu o Jornal Nacional e até a novela das nove da Globo, costumeiramente o programa mais visto da TV brasileira.
Livre adaptação dos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, Os Dez Mandamentos acompanha Moisés (Guilherme Winter), responsável por libertar os hebreus das garras dos egípcios --apesar da resistência de Ramsés (Sergio Marone), faraó daquelas terras e irmão de criação do protagonista. O rei só liberta os israelitas depois que vê o primogênito morrer, e as terras serem assoladas por dez pragas.
Mesmo assim, acaba voltando atrás e resolve persegui-los pelo deserto. Mas Deus intercede pelos seus fiéis, abre o Mar Vermelho e deixa o povo hebreu passar a pés secos no meio dele. Quando o exército egípcio tenta fazer o mesmo, o ser celestial fecha a passagem e mata todos os soldados.
Livres do faraó, o povo de Deus ainda passa 40 anos buscando pela Terra Prometida. Neste intervalo, conflitos familiares, paixões proibidas e lutas por poder se embrenham pelo libertos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.