COMOÇÃO MUNDIAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Cesar Tralli: Globo informou morte de rainha Elizabeth 2ª mais tarde que suas concorrentes
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 8/9/2022 - 15h32
Atualizado em 8/9/2022 - 15h34
A Globo demorou um pouco mais que suas concorrentes para informar a morte da rainha Elizabeth 2ª na tarde desta quinta (8). Enquanto as outras já traziam informações diretamente do Reino Unido, a emissora líder exibia uma reportagem sobre a falta do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas celebrações do bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal.
Conforme levantamento feito pelo Notícias da TV, a primeira a anunciar a morte de Elizabeth 2ª foi a Band, dentro do programa Melhor da Tarde, comandado por Cátia Fonseca. Adriana Araújo, que apresenta o Boa Tarde São Paulo, informou: "Nós acabamos de receber a confirmação que a rainha Elizabeth 2ª teve sua morte confirmada".
No mesmo minuto, mas instantes depois, foi a vez da Record informar a morte, com Reinaldo Gottino dentro do Balanço Geral. "Informação confirmada: morreu, aos 96 anos, a rainha Elizabeth 2ª. O Palácio do Reino Unido confirmou a notícia. É algo histórico", disse o jornalista da empresa de Edir Macedo.
Nas TVs por assinatura, a BandNews informou a morte às 14h31. No mesmo minuto, a GloboNews interrompeu o noticiário político do Estúdio i com Andréia Sadi e noticiou o fim do reinado da monarca antes mesmo da Globo na TV aberta. A CNN estava no intervalo com o Visão CNN, e às 14h32 também deu a notícia com um "breaking news".
Após esses dois minutos em que outros veículos se anteciparam, foi a vez de César Tralli e o Jornal Hoje, às 14h33, informarem a morte de Elizabeth 2ª. A Globo interrompeu o noticiário nacional para dar a informação. "14h33, e a gente interrompe essa reportagem para dar a informação que a rainha Elizabeth 2ª teve sua morte confirmada", soltou o âncora da Globo.
O anúncio vir por Tralli chama a atenção, já que ele foi correspondente da Globo em Londres entre 1995 e 2000 --o mais jovem a ter essa função na história do Jornalismo da emissora até os dias de hoje. O jornalista também já tratou o príncipe Charles, que sucederá Elizabeth 2ª, como rei.
A rainha Elizabeth 2ª, de 96 anos, morreu nesta quinta (8) no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela ficou em observação durante o dia. A comunicação do Palácio de Buckingham já havia informado que os médicos estavam preocupados com o estado de saúde dela. Os familiares mais próximos fizeram viagens de emergência até o país para a despedida.
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", comunicou o palácio em nota oficial no site da Família Real.
Veja o anúncio do Jornal Hoje:
Rainha Elizabeth morre aos 96 anos. Morte foi confirmada pelo Palácio de Buckinghan. #JornalHojepic.twitter.com/43aeZ2fiP0
— Jornal Hoje (@jornalhoje) September 8, 2022
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.