Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SERGIO MAMBERTI

Ator consagrado revelou bissexualidade antes de morrer: 'Como ia esconder?'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ator Sergio Mamberti de camisa vermelha, sorrindo de boca fechada, posa para foto publicada no Instagram

O ator Sergio Mamberti (1939-2021); ele abriu o coração sobre bissexualidade e a perda de seu marido

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/3/2023 - 8h25

Sergio Mamberti (1939-2021) morreu aos 82 anos, em 2021. Ele foi um dos atores mais respeitados de sua geração, admirado por seus papéis na TV e querido por muitos fãs --principalmente os de Castelo Rá-Tim-Bum (1994). Antes de partir, escreveu um livro em que falou sobre sua bissexualidade e sobre o homem com quem foi casado durante 37 anos. 

Mamberti foi um ator muito produtivo na TV, no cinema e no teatro. Na teledramaturgia, se destacou em trabalhos como as novelas Brilhante (1981), Vale Tudo (1988), Anjo Mau (1996) e Flor do Caribe (2013). Ele também ficou muito conhecido na pele do doutor Victor do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da Cultura. 

Em abril de 2021, ele lançou uma autobiografia, chamada Senhor de Meu Tempo, para refletir e registrar memórias sobre suas oito décadas de vida e trabalho. 

No livro, o ator falou sobre sua bissexualidade e seu casamento com Ednardo Torquato. Os dois começaram o relacionamento em 1982, após se conhecerem numa peça de teatro, e ficaram juntos durante 37 anos, até a morte de Torquato em 2019.

"Ed, meu companheiro querido, nos deixou muito cedo. Pela segunda vez, tive de experimentar a mesma ausência sofrida com a partida de Vivian [Mahr, que foi mulher de Mamberti], em 1980. Sei que nunca vou me recuperar dessas duas perdas, mas a vida exige coragem e esperança para seguir em frente", escreveu. 

Mamberti ainda contou que seu relacionamento com Torquato nunca foi escondido de seus filhos. "Como é que eu ia esconder dos meus filhos que eu estava com um companheiro, sendo que ele morava comigo?", questionou. 

"Não adianta esconder, porque a qualquer hora isso pode vir à tona. Talvez a gente tenha tido, em alguns momentos, que enfrentar determinados problemas, mas muito menores do que se eu tivesse tentado esconder", afirmou. 

O ator morreu cinco meses após o lançamento de sua autobiografia, vítima de falência múltipla dos órgãos, após sofrer com uma infecção pulmonar. O corpo dele foi velado no Teatro Sesc Padre Anchieta e sepultado no Cemitério da Consolação, ambos em São Paulo.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.