Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DO SPORTV

Apresentador da Globo, Rodrigo Rodrigues morre aos 45 anos de Covid-19

REPRODUÇÃO/SPORTV

O apresentador Rodrigo Rodrigues na apresentação do programa esportivo Seleção SporTV, do canal SporTV, do Grupo Globo

Rodrigo Rodrigues no Seleção SporTV; apresentador morreu após contrair Covid-19 e ter trombose cerebral

REDAÇÃO

Publicado em 28/7/2020 - 12h44
Atualizado em 28/7/2020 - 13h06

Apresentador esportivo do Grupo Globo, Rodrigo Rodrigues morreu nesta terça-feira (28) aos 45 anos após passar dois dias em coma induzido em decorrência de complicações da Covid-19. O titular do Troca de Passes, do canal SporTV, foi diagnosticado com a doença no dia 13 de julho. Ele foi internado no Hospital da Unimed, no Rio de Janeiro, no fim de semana com trombose cerebral.

Após a demora na divulgação de um novo boletim médico, a Globo confirmou a morte encefálica do apresentador e emitiu uma nota de pesar. "A Globo se despede com carinho de Rodrigo, lamenta a sua partida tão prematura e se solidariza com a família e com os amigos", afirmou a emissora.

No domingo (26), o jornalista foi submetido a uma cirurgia para dimunuir a pressão dentro do crânio e estava em recuperação na UTI. Rodrigues deu entrada no pronto-socorro no sábado (25) com sintomas de cefaleia (dor de cabeça), vômitos e desorientação, além de já possuir diagnóstico do novo coronavírus. Após uma bateria de exames, foi constatada a trombose no cérebro. 

Na manhã de segunda (27), a equipe médica informou que o titular do Troca de Passes estava em coma induzido e sendo monitorado. No boletim médico enviado ao Notícias da TV à tarde, o diretor do hospital Paulo Henrique Ribeiro Bloise afirmou que o comunicador estava em estado grave. 

Infectado, Rodrigues estava afastado da redação do SporTV para se curar da doença. Em entrevista ao programa De Placa, produzido pela Turner para o YouTube, o comentarista esportivo Alê Oliveira pediu desculpa por ter encontrado Rodrigo em São Paulo, dando a entender que foi esta viagem que fez o amigo contrair o coronavírus.

De acordo com o UOL Esporte, o apresentador do SporTV foi mostrar seu apartamento na capital paulista para Oliveira, que tinha intenção de alugá-lo. O encontro ocorreu no dia 4 de julho, um sábado. Os dois amigos apresentaram os sintomas da Covid-19 dias depois.

Vida e carreira 

Rodrigo de Oliveira Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1975. Formado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, ele começou na TV em 1995, na Rede Vida, onde permaneceu por um ano, e atuou em vários programas de laboratório de rádio e televisão universitários. 

Em 2000, Rodrigo foi convidado pelo publicitário Roberto Medina para integrar a produção do Rock in Rio III, como produtor e repórter da TV Mundo Melhor. No ano seguinte recebeu convite do jornalista e crítico de TV Gabriel Priolli para fazer parte da equipe do programa Vitrine, da TV Cultura, na época apresentado por Marcelo Tas. Ficou até 2003, quando deixou a emissora.

Em 2004, foi repórter do programa Cor de Rosa, no SBT, onde participou pela primeira vez do Teleton. O jornalista foi para a Band em 2005, onde atuou como repórter do programa De Olho nas Estrelas (2004-2007), comandado por Leão Lobo.

No mesmo ano recebeu convite para voltar ao Vitrine, dessa vez como apresentador, ao lado de Sabrina Parlatore. Ainda em 2005 apresentou o Festival Cultura e participou do Teleton pela segunda vez.

Em 2006, foi escalado por Albino Castro para ancorar, ao lado de Maju Coutinho, o Cultura Meio-Dia na TV Cultura (2006-2077). Deixou o Jornal em setembro do mesmo ano, permanecendo no Vitrine até dezembro de 2010.

Foi em 2011 que Rodrigues estreou como apresentador do Bate-Bola na ESPN Brasil. Três anos depois, ele assinou com a TV Gazeta, onde apresentou o Ouça! (2015), programa sobre música em exibições semanais. Em 2015, ele voltou para a ESPN Brasil para apresentar o Resenha ESPN.

Em dezembro de 2017, foi anunciado como novo contratado do Esporte Interativo. Em 11 de janeiro de 2019, foi contratado pelo SporTV. No dia 27 de abril passou a ser apresentador eventual do Globo Esporte em São Paulo. Já em 27 de agosto do ano passado passou a ser apresentador do Troca de Passes, onde estava até hoje.

Confira a nota de pesar da Globo na íntegra: 

Morre Rodrigo Rodrigues, apresentador do Troca de Passes’do SporTV
Nesta terça-feira, dia 28, o apresentador do SporTV, Rodrigo Rodrigues, morreu no Rio de Janeiro, aos 45 anos, por complicações da COVID-19. A Globo se despede com carinho de Rodrigo, lamenta a sua partida tão prematura e se solidariza com a família e com os amigos.

Rodrigo deixa lembranças de seu bom humor e de uma carreira onde jornalismo e música sempre caminharam juntos, como contam seus companheiros do Esporte da Globo:

‘Em janeiro de 2019, o Esporte da Globo ficou mais divertido com a chegada de um apresentador bem-humorado, cheio de referências musicais e um olhar que fugia do senso comum.

Rodrigo Rodrigues apresentou diferentes programas do SporTV até se tornar titular do ‘Troca de Passes’. Apresentou também o ‘Globo Esporte’ de São Paulo em diversos sábados. Rodrigo começou a carreira em 1995, na Rede Vida. Trabalhava com o que mais gostava: música. Em 2001, cobriu o Rock in Rio. O jeito espontâneo arrancava as melhores respostas. Passou por TV Cultura, SBT e Bandeirantes e lançou o primeiro livro em 2008: "As Aventuras da Blitz", que conta a história da banda de rock liderada por Evandro Mesquita.

Em 2011, o jornalista cultural decidiu se aventurar no esporte. Foi contratado pela ESPN e cativou os atletas da mesma forma que fazia com os músicos. Rodrigo sabia dar espaço para cada convidado brilhar. Cada um no seu momento. Como numa banda de rock, todo instrumentista tem direito ao solo. Nada mais natural para esse jornalista-roqueiro, líder da banda "The Soundtrackers", que toca músicas de filmes e lançou três discos.

Durante uma apresentação da banda no ‘Domingão do Faustão’, Rodrigo respondeu assim à pergunta de Fausto sobre o começo de sua carreira: “Eu comecei desenhando, aí passei pro violão. E, aí, quando eu achava que ia ser professor de arte e tocar na noite, eu fiz um teste acidental e virei apresentador. Não parei mais, faz 25 anos... Mas eu nunca deixei de tocar, eu faço questão de manter a banda porque uma paixão alimenta a outra”.

Rodrigo Rodrigues tinha 45 anos. No dia 13 de julho, decidiu fazer teste para COVID-19 mesmo sem sintomas – dia 9 tinha sido seu último dia presencial no trabalho. Relatou que um amigo, com quem teve contato, tinha acabado de testar positivo. O resultado do teste de Rodrigo também deu positivo e ele foi imediatamente afastado. Nos dias posteriores, Rodrigo apresentou sintomas como falta de paladar e olfato, mas dizia se sentir bem.

No entanto, a situação mudou no último sábado. Segundo o boletim médico do hospital onde foi internado, Rodrigo deu entrada na emergência com quadro de dor de cabeça, vômito e desorientação. No dia seguinte, foi submetido a um procedimento para diminuição da pressão intracraniana em decorrência de uma trombose venosa cerebral. Ele não resistiu e teve a morte confirmada hoje’.

Desde o início da pandemia, a Globo tem nas medidas de prevenção da doença e no apoio incondicional aos profissionais contaminados com a COVID-19 as suas maiores prioridades.

Boletim do hospital

O Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, também emitiu nota em que confirmou a morte cerebral de Rodrigo Rodrigues. "O Hospital Unimed-Rio informa, com pesar, que, após a realização de protocolo de avaliação na manhã desta terça-feira, foi atestada morte encefálica no paciente Rodrigo de Oliveira Rodrigues. Toda a equipe se solidariza com familiares, amigos e admiradores do trabalho de Rodrigo Rodrigues", diz o boletim.  

Confira a nota do Hospital Unimed na íntegra: 

"O Hospital Unimed-Rio informa, com pesar, que, após a realização de protocolo de avaliação na manhã desta terça-feira, foi atestada morte encefálica no paciente Rodrigo de Oliveira Rodrigues.

O paciente encontrava-se em estado grave e coma induzido, em unidade de terapia intensiva, desde o último domingo, 26/07, após ter sido submetido a procedimento para diminuição da pressão intracraniana em decorrência de uma trombose venosa cerebral. Rodrigo havia dado entrada na emergência da nossa unidade no sábado, 25/07, com quadro grave e diagnóstico prévio de Covid-19.

Toda a equipe do Hospital Unimed-Rio se solidariza com familiares, amigos e admiradores do trabalho de Rodrigo Rodrigues"

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.