Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MADE IN HONÓRIO

Anitta vai ser intimada por edital em ação de fã idosa desprezada em documentário

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Anitta segura o rosto com a mão direita e faz cara de deboche em selfie

Anitta será intimada por edital em ação de fã idosa que foi desprezada no documentário Made In Honório

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/10/2021 - 15h11

Anitta será intimada por edital após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro cansar de correr atrás da cantora. O processo em questão é movido por uma fã da artista que se sentiu ridicularizada no documentário Anitta: Made In Honório, da Netflix

Exibida em um dos episódios da série da gigante do streaming, a idosa Maria Ilza de Azevedo Silva pede indenização por danos morais e materiais. A informação sobre a intimação via edital foi publicada pela coluna Ancelmo Gois, do jornal O Globo, neste sábado (9).

Entenda o caso

O episódio favorito de Anitta em sua série documental na Netflix virou caso de Justiça. A família de Maria Ilza de Azevedo Silva, 72 anos, que aparece em Anitta: Made In Honório, quer que o capítulo com a idosa seja retirado do ar. Eles alegam que a senhora "ficou constrangida" por ter sido retratada como invasora.

Em entrevista para o RJTV, da Globo, em janeiro deste ano, Maria Conceição, filha de dona Ilza, e Gabriela Pinheiro, neta da reclamante, alegaram que a matriarca da família não assinou liberação para sua imagem ser utilizada na produção.

Diante disso, o processo é contra Anitta, a Netflix e a Conspiração Filmes, produtora responsável pelo documentário. Na ação, os familiares pedem que o episódio de número 5 saia do ar.

"Não menos importante destacar que, a retirada do episódio pleiteado do ar não traz nenhum prejuízo às rés, tendo em vista que a série possui outros episódios. Do mesmo modo, bastaria a ré trazer o contrato de cessão de imagem e autorização para sua veiculação que o vídeo retornaria imediatamente para o ar, ou seja, a medida é absolutamente reversível", informou a reportagem da TV sobre um  trecho que consta na ação.

A reclamação da família é de que a participação da idosa na série trouxe constrangimento para a própria. No episódio, Anitta fica surpresa ao ver a senhora sentada no sofá de sua casa, no Rio de Janeiro, enquanto fazia uma reunião com sua equipe de figurino. Ela reconhece a fã, que diz ser uma "honra" estar ali e lhe entrega um presente.

Na sequência, a intérprete aparece para as câmeras reclamando da falha na segurança. Miriam Macedo, mãe da cantora, explica que a idosa foi liberada na portaria após dizer que tinha ido "entregar uma roupa". Como a poderosa aguardava peças para um show, criou-se o equívoco que gerou a "invasão".

Segundo a neta da fã veterana, a relação da avó com a funkeira existe desde 2013. "Ela sempre acompanhou a Anitta, desde o início da carreira dela. Isso sempre aconteceu. Ela sempre acompanhou, sempre esteve junto e já foi em vários shows. Até em São Paulo. Já a encontrou com ela em vários programas, tipo o programa da Fátima Bernardes. A Anitta, em programas isolados, já falou da minha avó. Então, elas têm essa troca", explicou.

"Perguntei para ela várias vezes [sobre algum contrato de liberação de imagem]. Ela diz que não [assinou]. Inclusive, ela diz que não sabia nem que estava sendo filmada. Se você olhar o episódio, dá para ver que ela fica olhando para a Anitta o tempo inteiro. Ela não olha para a câmera. Uma pessoa que não está acostumada com isso, no mínimo, ela olharia para o lado para ver a câmera. Ela, realmente, não sabia que estava sendo filmada", completou Gabriela.

De acordo com a família, dona Ilza estava internada no final de 2020 em decorrência da Covid-19. Ela estava no hospital quando soube de sua participação no documentário, que foi lançado em 16 de dezembro.

Na época, ao Notícias da TV, a assessoria de imprensa da Netflix informou que a empresa não se pronuncia sobre processos em andamento". Procurada, a Conspiração Filmes não respondeu ao contato do site. Em 16 de janeiro deste ano, quando Gabriela desabafou sobre o tema nas redes sociais, a assessoria da artista emitiu um comunicado sobre o imbróglio.

Por meio de nota, os advogados de Anitta informam que "a cantora ainda não foi notificada pela Justiça sobre o caso. Reforçam que a ideia da série documental é mostrar a realidade da vida de Anitta, sem manipular a veracidade dos fatos e com a expressa autorização de todos os envolvidos".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.