Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DÍVIDA DE IPTU

Ana Maria Braga tem imóvel penhorado pela Justiça por erro de prefeitura

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A apresentadora Ana Maria Braga olha para o lado no Mais Você, programa da Globo

Ana Maria Braga no Mais Você; apresentadora teve nome associado a imóvel que não lhe pertence

KELLY MIYASHIRO e LI LACERDA

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 23/3/2022 - 7h00

Ana Maria Braga teve um imóvel registrado errado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e a propriedade, que nunca pertenceu à apresentadora, foi penhorada pela Justiça. O Notícias da TV teve acesso ao documento que ordena a execução fiscal do patrimônio, mas a ação acabou extinta devido ao equívoco dos órgãos municipais elucidado pela reportagem.

Em 18 de janeiro deste ano, o Cartório Eletrônico da 12ª Vara de Fazenda Pública expediu uma execução de penhora por dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de uma sala localizada em um prédio da Rua Araguaia, na Freguesia de Jacarepaguá, no Rio, que seria da titular do Mais Você.

A juíza Katia Cristina Nascentes Torres determinou a penhora por falta de pagamento do imposto obrigatório entre 2017 e 2020. "Considerando que o devedor apesar de devidamente citado não efetuou o pagamento do débito, se impõe o prosseguimento do feito com a penhora do imóvel na forma do disposto no no artigo 11 da Lei 6.830/80", cita a magistrada, na decisão.

Procurados pela reportagem, os advogados e a assessoria de imprensa de Ana Maria afirmaram que o imóvel nunca fora da comunicadora. Em documentos oficiais do 9º Cartório de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro, consta que o real proprietário do local é Marcio Silva Paulo. A funcionária da Globo não tem ciência de como seu nome foi associado ao desconhecido. 

Questionada pelo Notícias da TV, a Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou por meio da Procuradoria Geral do Município que houve um erro no caso e que a "execução fiscal foi extinta em razão de o débito em questão não pertencer à Sra. Ana Maria Braga". 

Dono verdadeiro do imóvel, Marcio Silva Paulo não foi localizado pela reportagem.

Outro caso 

Em 2020, Ana Maria Braga também tinha sido alvo de uma execução fiscal indevida. A Prefeitura de São Paulo havia entrado com um processo contra a apresentadora por uma dívida de R$ 20 mil de IPTU. O imóvel com os pagamentos atrasados, porém, já não pertencia mais ao patrimônio da loira desde 2017. Ou seja, não fora ela que deixara de pagar o valor.

A comunicadora tinha vendido a residência localizada no Jardim Europa, zona sul de São Paulo, em 2016. O nome da artista só apareceu na ação judicial porque o atual proprietário ainda não fizera todos os trâmites de transferência para obter a escritura definitiva.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.