Artistas engajados
Divulgação/Globo
Adriana Esteves em cena de Amor de Mãe; atriz assinou manifesto em oposição a Regina Duarte e virou meme
REDAÇÃO
Publicado em 10/5/2020 - 8h06
Um grupo de 512 artistas e profissionais ligados à indústria cultural no Brasil assinou um manifesto em oposição a Regina Duarte, secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro. Uma assinatura se destacou: a de Adriana Esteves. A Thelma de Amor de Mãe colocou seu nome e, na parte em que deveria marcar sua profissão, escreveu apenas "Adriana Esteves". Nas redes sociais, ela virou meme e motivo de piada.
Nomes importantes da TV assinaram seus nomes no manifesto, como os atores Alice Braga, Marcelo Serrado, Marieta Severo e Renata Sorrah; os autores Alessandro Mazon, Walcyr Carrasco e Daniel Ortiz; os músicos Caetano Veloso, Chico Buarque e Rita Lee; os apresentadores Astrid Fontenelle, Fabio Porchat e Marilia Gabriela, entre muitos outros famosos.
Todos assinalaram seus nomes e suas respectivas profissões, como autor/roteirista, apresentador, ator, jornalista, etc. Só Adriana colocou seu próprio nome novamente na profissão. Os internautas não perdoaram.
No Twitter, a atriz virou um dos assuntos mais comentados. "Quando acabar a quarentena quero me matricular no curso Adriana Esteves, pois meu sonho é ser Adriana Esteves", disse usuária chamada Glauce Gonçalves. "Detalhe pra profissão de Adriana Esteves. Ela não é atriz, ela é ADRIANA ESTEVES", brincou internauta identificada como Marz Alves. Confira algumas reações do público:
Lista dos artistas que assinaram a nota de repudia a Regina Duarte.
— Marz (@MarzAlves) May 10, 2020
Detalhe pra profissão de Adriana Esteves. Ela não é atriz, ela é ADRIANA ESTEVES. pic.twitter.com/j9Rgw5RJhr
persistir até um dia ser Adriana Esteves por amor pic.twitter.com/3fDa6qhJqn
— taizzz (@taissdesa) May 10, 2020
Eu chegando pra receber o diploma na festa de formatura da primeira turma do curso de Adriana Esteves da USP pic.twitter.com/tpr6Neq2C4
— Joew (@Joelanio) May 10, 2020
“Lista de artistas que assinaram carta de repúdio a Regina Duarte.”
— John Herbert (@johnhnova) May 10, 2020
Adriana Esteves
Profissão: Adriana Esteves
Rainha né mores? pic.twitter.com/litGsxFQrI
eu se fosse Adriana esteves tb escreveria Adriana Esteves como minha profissão num formulário. Pois Adriana Esteves.
— thiago (@oraporra) May 10, 2020
Ass: Adriana Esteves
Teste vocacional: a
— eu contra a noite (@adbrig_) May 10, 2020
Eu: quero a profissão Adriana Esteves pic.twitter.com/WaIxjj1Il0
Os artistas decidiram se manifestar contra Regina Duarte numa crítica às falas dela durante entrevista concedida à CNN Brasil na quinta (7). A secretária minimizou mortes durante a Ditadura Militar (1964-1985), e de artistas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).
"Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa", diz trecho do manifesto dos artistas. Vários deles se pronunciaram também em suas próprias redes sociais, como Anitta, Bruno Gagliasso e Fabio Assunção.
Confira o manifesto na íntegra:
"Brasil, 08 de maio de 2020
Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.
Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.
Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da Ditadura Militar.
Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.
Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.