Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Raquel de Queiroz

Última Narizinho do Sítio do Picapau, atriz aguarda auxílio do governo

Reprodução/Instagram

Raquel de Queiroz de cabelo preso, posa para foto em paisagem com árvores ao fundo

A atriz Raquel de Queiroz, que interpretou a Narizinho no Sítio do Picapau Amarelo em 2007

FERNANDA LOPES

Publicado em 10/5/2020 - 6h09

O Sítio do Picapau Amarelo teve sua última temporada original exibida na Globo em 2007, e a Narizinho daquela época foi a atriz mirim Raquel de Queiroz. Na infância, ela se destacou em produções da Globo, mas sumiu da TV na adolescência. Raquel, hoje com 24 anos, é professora de balé, mas não tem conseguido trabalhar desde que a quarentena começou. Ela está esperando o auxílio emergencial do governo.

Raquel dança balé desde criança, inclusive foi assim que foi descoberta por um produtor de elenco da Globo, aos 9 anos. Ela atuou como bailarina mirim na gravação de um DVD infantil de Xuxa Meneghel.

A jovem se formou como professora e estava dando aulas em uma escola de dança no Rio de Janeiro, mas o estabelecimento teve de suspender as atividades devido à pandemia de coronavírus (Covid-19).

"Fico organizando, montando planilha de aula, essas coisas. A gente está sempre mandando vídeos para [as redes sociais da] escola. Mas não estou trabalhando nem recebendo. Estou contando com o auxílio, que não saiu até agora. Em análise eterna", ironiza Raquel, sobre o status de sua solicitação.

O governo federal tem fornecido R$ 600 como auxílio emergencial a pessoas que ficaram sem renda durante este período, mas muitos cidadãos estão encontrando dificuldades no sistema da Caixa Econômica Federal para receber o benefício.

Enquanto espera, Raquel sonha com a retomada de sua carreira de atriz. Além de Narizinho, ela interpreou a personagem Gisele em Páginas da Vida (2006), escolhida pelo próprio autor Manoel Carlos para o papel. Ainda fez participações no especial Por Toda Minha Vida e na novela Três Irmãs (2008).

O contrato dela tinha validade até 2010, e após o vencimento não foi renovado. Nessa época, Raquel já estava com 15 anos, fase em que muitos atores mirins caem em um limbo, sem papéis nem de crianças nem de jovens adultos.

"Depois disso, eu não recebi nenhum convite, não tive novas oportunidades. E tive que me mudar [de casa], mudei de telefone, perdi contato com eles [produtores], não teriam como me achar. Não fiz nenhum curso de teatro porque eu precisava fazer um curso em que tivesse retorno [financeiro] imediato. Moro sozinha, tenho contas pra pagar", diz ela, que além de professora também trabalhou como esteticista.

divulgação/tv Globo

Raquel de Queiroz na época em que interpretava a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo


Volta à TV

Até hoje, no entanto, Raquel ainda é lembrada como a Narizinho do Sítio nas redes sociais. Na semana passada, ela participou de uma live para comentar suas lembranças das gravações da série e recebeu muito carinho de fãs do programa.

"Muitas pessoas falaram que eu fiz parte da infância delas, que me desejam todo carinho e sorte do mundo, sentem saudades de me ver na televisão. Eu fiquei em choque, fiquei muito feliz. A quantidade de mensagem que eu recebi, de carinho, de amor, é impagável", disse.

Quando o período de quarentena passar, Raquel tem vontade de voltar à TV. Ela pretende retomar contatos e buscar agências que possam ajudá-la a trabalhar como atriz novamente.

"Vou continuar com as aulas de balé, que são meu ganha-pão. Mas quero voltar a atuar, gostaria muito de voltar para a TV, muito mesmo. Eu me sentiria realizada hoje em dia voltando a trabalhar com isso", deseja.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.