ESTREIA DIA 8
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tadeu Schmidt na final do BBB 23; 24ª edição do programa estreia em 8 de janeiro com novidades
O brasileiro terá pouco tempo para se recuperar da ressaca do Ano-Novo antes de mergulhar em mais um BBB. A 24ª edição do reality show da Globo estreia já no dia 8, a primeira segunda-feira útil do ano. E o programa de confinamento de maior repercussão e audiência da TV brasileira traz novidades, como mudança no sistema de votação, fim da dinâmica que mais rendia barracos e um canal exclusivo para perseguir o líder da semana.
A própria data de estreia representa uma novidade, já que o programa comandado por Tadeu Schmidt começará uma semana mais cedo do que na edição de 23. Os participantes continuarão divididos entre Pipoca (anônimos) e Camarote (famosos), mas haverá um terceiro grupo sobre o qual a emissora ainda não revelou detalhes.
Outro elemento que segue como na edição anterior é a premiação. Depois de 12 anos com o valor do prêmio congelado, a Globo passou o chapéu entre os anunciantes para aumentar o dinheiro oferecido ao campeão deste ano. Em 2024, os confinados também poderão fazer apostas para aumentar o valor de R$ 1,5 milhão ao longo do programa.
Confira cinco mudanças do BBB 24:
O Jogo da Discórdia dará lugar ao Sincerão, uma nova atividade para reduzir a violência dos embates. A mudança, no entanto, não foi pensada apenas para preservar a harmonia da casa, mas para a emissora faturar mais com o programa. De acordo com fontes ouvidas pelo Notícias da TV, os barracos provocados pela dinâmica desagradam patrocinadores e impedem que o quadro vire mais uma fonte de lucro.
O BBB tem o maior faturamento da Globo justamente porque aproveita cada oportunidade para vender espaço às marcas. E o bate-boca entre os participantes, que ia ao ar toda segunda, era a única dinâmica sem patrocínio. No plano comercial do BBB 24, o Sincerão constava na cota Top Confronto, anunciado por dos R$ 42,6 milhões.
Outro anúncio importante foi a mudança nas votações para impedir que fãs fanáticos usem robôs para clicar incansavelmente em seus participantes favoritos. Em 2022, Arthur Aguiar foi acusado de ter sido beneficiado por um sistema de robôs para chegar até a final do reality show. A vitória de Amanda Meirelles, em 2023, também foi colocada por fãs do programa na conta dos mutirões, já que ela não parecia ter tanta popularidade suficiente para ganhar o programa.
Para limitar o poder da base de admiradores fanáticos, a Globo anunciou o sistema de votos limitados por CPF. O voto único será um dos fatores decisivos, mas haverá também a modalidade livre, em que não há limite por pessoa. Cada um dos resultados parciais terá 50% de peso na decisão final.
Outra mudança importante é, na verdade, uma cópia do principal formato rival, A Fazenda: no primeiro momento da edição, o público votará para salvar seus participantes favoritos, em vez de eliminar os que menos gostam. É o que ocorre no reality da Record, que define o poder do público como "voto do amor". A ideia da Globo é evitar que "plantas" que pouco movimentam o jogo tenham vida longa na atração.
Na CCXP 23, J.B. Oliveira, o Boninho, anunciou mais novidades do reality, entre elas a participação de Alok na nova vinheta de abertura. "O Boninho me convidou pra fazer um novo beat desse clássico", disse o DJ. A música, chamada Vida Real e consagrada na voz de Paulo Ricardo, continua a mesma --o que muda é o ritmo e a batida por trás, que ganharam versão repaginada e original de Alok.
No mesmo evento, o diretor contou que a casa terá um quarto a mais --além dos dois tradicionais e o do líder--, mas não deu mais detalhes sobre como será a dinâmica no novo cômodo.
Haverá uma mudança também para os telespectadores que acompanham o reality em tempo real, pela transmissão ao vivo. "Vai ter uma câmera que vai seguir o líder o tempo todo. Um canal [no Globoplay, assim como os que já existem com câmeras em cada cômodo da casa] só pra seguir o líder. Uma inteligência artificial vai seguir", explicou.
Com as saídas de Dani Calabresa e Paulo Vieira do reality, chegaram ao fim o CAT BBB e o Big Terapia. No lugar deles, a emissora convocou Luis Miranda e Marcos Veras para comandarem novos quadros humorísticos.
Miranda apresentará o Big Babado, cujo objetivo é comentar os últimos acontecimentos da casa. Já Veras fará um quadro chamado Vamo Invadir Sua Casa, sobre o qual a emissora não deu detalhes. Haverá mudanças também em O Brasil Tá Vendo, que mostrava a repercussão do público com o BBB, por meio de vídeos, memes, piadas. Este formato sairá de cena e será substituído pelo Fanfic Brasil.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.