Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POR CPF

Principal novidade do BBB 24, voto único não muda nenhum resultado da temporada

Reprodução/TV Globo

Tadeu Schmidt tem expressão de susto e ergue as duas mãos como se pedisse para alguém parar

Tadeu Schmidt encerrou na terça (16) mais uma edição do BBB; voto por CPF não alterou resultados

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 17/4/2024 - 6h10

Depois das vitórias esmagadoras de Juliette Freire em 2021, Arthur Aguiar em 2022 e Amanda Meirelles em 2023, a Globo decidiu ouvir os apelos das redes sociais e adotar o voto único por CPF (sem excluir a possibilidade de mutirões) no BBB 24. Mas, ao contrário do que se imaginava, a nova modalidade não teve nenhum efeito prático no resultado da temporada vencida por Davi Brito.

Assim que um resultado de votação era anunciado na televisão, com a média entre os votos únicos e os da torcida, a Globo revelava em seu site oficial as porcentagens de cada modalidade de participação popular. Quem decidiu usar seu CPF acompanhou, todas as vezes, a preferência dos mutirões.

Isso ocorreu não apenas em todos os 21 paredões da temporada, mas também na votação do Puxadinho que colocou Davi e Isabelle Nogueira no confinamento e, nesta terça (16), na escolha do grande campeão.

O público que acusava as torcidas de "sequestrarem" o reality para seus favoritos precisou morder a língua, pelo menos desta vez. Talvez os cactos de Juliette, a padaria de Arthur ou os docshoes de Amanda abusassem do sistema para tentar manipular os resultados --algo que a Globo já afirmou ser impossível--, mas, em 2024, Davi Brito conseguiu arrebatar mais pessoas para sua torcida do que Isabelle Nogueira e Matteus Amaral.

O motorista de aplicativo, aliás, algumas vezes se saiu melhor na votação por CPF do que no voto da torcida. Para entrar na casa pelo Puxadinho, por exemplo, Davi teve 65,46% da preferência de quem usou o voto único, contra 56,43% de mutirões.

Em seu primeiro paredão, que resultou na eliminação de Thalyta Alves, a diferença foi ainda maior: 60,76% no voto único, contra 43,54% da torcida --na ocasião, vale ressaltar, o público escolhia quem desejava salvar. E, na berlinda que tirou Marcus Vinicius, Davi foi menos visado por quem usou seu CPF para eliminá-lo (10,90% dos votos únicos, contra 13,25% dos mutirões).

Isabelle, por sua vez, levou vantagem no voto da torcida durante boa parte do jogo. Para entrar na casa, ela recebeu 77,87% da preferência de quem participou em mutirão, contra 42,57% do voto único.

Mas a situação virou para a cunhã-poranga quando ela irritou o fã-clube de Davi por sua falta de posicionamento no jogo --no último paredão, quando quase deixou a casa na disputa com Alane Dias, a manauara teve porcentagem maior para sair no voto da torcida (46,97%) do que na participação por CPF (46,35%).

As diferenças nas porcentagens dos dois, no entanto, não mudaram nada no desenrolar do jogo. Davi e Isabelle seriam finalistas do BBB 24 ao lado de Matteus mesmo que a Globo considerasse só seus votos únicos ou apenas os mutirões.

No fim das contas, a grande novidade do BBB 24 serviu mais para a Globo provar para si mesma e para os céticos que a votação do reality é idônea e que o prêmio milionário vai para o favorito (merecedor ou não da bolada) do que para, de fato, ter algum efeito no desenrolar da edição.

TUDO SOBRE

BBB 24

Globo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.