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FIM DAS PLANTAS?

Globo faz mudança radical no BBB 22 para estancar queda de audiência

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt usa blusa vermelha e camiseta branca no estúdio do BBB 22, da Globo

Tadeu Schmidt no comando do BBB 22, programa mais visto e com maior cobrança na Globo

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 8/2/2022 - 7h00

Após três semanas completas de exibição, o BBB 22 tem feito um milagre ao superar a audiência de Um Lugar ao Sol, atração exibida em um horário com mais televisores ligados. No entanto, o reality show está perdendo público desde a estreia, o que acendeu um sinal de alerta na Globo. Para reconquistar os telespectadores que foram e não voltaram, a emissora anunciou mudanças no programa para os próximos dias.

A mais radical delas é a casa de vidro, que será instalada no lugar da academia a partir de sexta-feira (11). O espaço receberá dois novos participantes, um homem e uma mulher do grupo Pipoca.

O público terá o poder de decidir se a dupla, que conta com informações privilegiadas por ter acompanhado os primeiros dias da atração, deve ou não entrar na disputa por R$ 1,5 milhão.

"Ou entram os dois ou não entra nenhum. O resultado dessa votação vai ser no domingo, dia 13, antes da formação do paredão. Se a dupla entrar, ela estará imune neste paredão. E os dois, juntos, terão que dar um voto aberto e em consenso", explicou Tadeu Schmidt.

A casa de vidro é uma medida extrema da equipe comandada pelo diretor J.B. de Oliveira, o Boninho. Após as tentativas frustradas de apimentar as dinâmicas, com votação aberta e provas com consequência, a intenção é acabar com o clima de paz e amor e dar uma resposta para as críticas do público, que quer ver mais fogo no parquinho. Nesse sentido, o Jogo da Discórdia de segunda (7) foi uma esperança de dias de caos na casa.

Público em fuga

Criticado nas redes sociais, sobretudo pela apatia e falta de comprometimento de parte do elenco, o Big Brother Brasil 22 fechou com 22,6 pontos de média na Grande São Paulo em suas três primeiras semanas --13,6% a menos do que os 26,1 de ibope registrados pela edição de 2021.

A plateia do BBB 22 tem diminuído cada vez mais: a semana de estreia, de 17 a 23 de janeiro, fechou com 23,7 pontos; a segunda, 22,7; e a mais recente chegou ao fim com apenas 21,2 e foi a primeira a ter menos ibope do que Um Lugar ao Sol, que ficou com 21,5 de média entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro.

A temporada 2020 do reality show tinha 22,7 de média geral a essa altura, quase o mesmo desempenho da atual. Naquele ano, o primeiro com famosos e anônimos, os índices começaram a subir no fim de fevereiro e, no mês seguinte, o reality virou um fenômeno de audiência e repercussão --não só pelo conteúdo, mas também pelo início da quarentena e do isolamento para conter a chegada da Covid-19 no Brasil.

Por ainda ter mais de dois meses de BBB 22 pela frente, a Globo acredita que pode fazer o programa se consolidar como o mais visto da TV, à frente de Jornal Nacional e Um Lugar ao Sol, e entregar mais barracos para o público interessado no reality. A repercussão das tretas tem o potencial de atiçar a curiosidade de quem abandonou a atração por causa do marasmo.


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