Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'FICAVA UMA ARARA'

Babu Santana adotou nome artístico após sofrer com apelido racista; entenda

REPRODUÇÃO/GLOBO

Reprodução de imagem de Babu Santana, participante do Big Brother Brasil 20

Babu adotou o nome artístico após ressignificar ofensa racista vivenciada na infância

REDAÇÃO

Publicado em 19/3/2020 - 21h44

Antes de se sentir desprezado por sua cor e por seu porte físico no BBB20, Babu Santana sentiu na pele os efeitos do racismo ainda na infância. Batizado como Alexandre da Silva Santana, o ator adotou o seu nome artístico por conta de seu apelido na escola --ele era chamado de babuíno, animal que habita as savanas africanas. 

Em uma entrevista no Encontro com Fátima Bernardes, realizada em 2014, ele contou como ressignificou a ofensa e enfrentou o bullying durante a infância.

"O meu apelido era babuíno e eu ficava uma arara com aquilo. Eu tinha tios que eram ativistas e eles falavam: 'Você não deve aceitar isso'. Eu lembro que quando entendi que eu não tinha que me importar com isso, me apropriei do 'Babu' como uma retaliação. Então, foi um protesto e deu certo. A minha autoestima melhorou muito".

O ator também contou para a apresentadora algumas experiências da infância, pois estudava em colégio particular: "Na minha sala só tinham dois ou três negros. Com o tempo, comecei a descobrir que você é quem se intitula. Eu que me denomino isso, eu sou negro. Já sofri muito por isso, as pessoas não saberem como eu sou. Sou negro e ponto final".

No mesmo ano, Babu também concedeu entrevista para a jornalista Marília Gabriela e deu mais detalhes sobre o bullying: "Um belo dia, fui a um jogo (no colégio) e um moleque falou: 'Ele parece um babuíno'. E estava passando um filme de primatas. Eu lembro que quando acabou a musiquinha, eu voei na galera, bati em quem eu vi na frente. Foi uma tormenta na minha vida".

Alguns anos depois, ele foi chamado novamente de babuíno por um conhecido do colégio e tentou agredi-lo. No entanto, o amigo o chamou de Babu como uma forma de desculpas e o ator gostou do apelido.

"Meu pai também era chamado de Babu, quando era segurança na Globo, porque era um gênio atrapalhado, do Jeannie é um Gênio (1965-1970)", disse o intérprete de Tim Maia nos cinemas ao se referir à série de TV.

Desde a entrada no reality show, Babu é criticado pelos participantes por conta de seu comportamento mais incisivo. Nas redes sociais, os fãs do programa apontam que os brothers realizam comentários racistas e gordofóbicos contra ele. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.